Notícias, Estudante, Brasília, DF, Universidades, Faculdades, Aulas, Simulados, Biografias, Cultura, Pós, Graduação, Pós-Graduação


Eu, Estudante
Ensino Superior

Correio Braziliense
Brasília, quinta-feira, 27 de novembro de 2014

  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Primeira edição da Prova Docente será no segundo semestre de 2013

Publicação: 30/08/2012 18:14 Atualização:



Após uma série de reuniões técnicas, a primeira edição da Prova Docente foi agendada para o segundo semestre de 2013. O objetivo da avaliação será subsidiar os Estados, Distrito Federal e municípios no processo de seleção de docentes para a educação básica.

Desde 2010, a Diretoria de Estudos Educacionais (Dired/Inep) trabalha com uma Matriz de Referência para a Prova Docente, elaborada com a assessoria de uma comissão formada por professores e pesquisadores de diversas instituições de ensino superior e pesquisa do Brasil.

Ao longo de 2011 e no primeiro semestre de 2012, diversas ações também foram implementadas objetivando a realização deste exame, como o lançamento da chamada pública para elaboradores e revisores de itens, a qual contou com a inscrição de 2.920 colaboradores, dos quais 235 foram capacitados para credenciamento no Banco Nacional de Itens (BNI) Docente, e passaram por oficinas de elaboração, revisão e validação pedagógica dos itens.

Em 8 maio de 2012, aconteceu no Inep uma reunião do presidente do órgão, Luiz Cláudio Costa, com o Comitê de Governança da Prova, que conta com representantes da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime); Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed); Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE); Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped); Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (Anfope); Associação Nacional de Política e Administração da Educação (Anpae); Fórum Nacional dos Diretores de Faculdades, Cenmtros de Educação ou Equivalentes da Universidades Públicas Brasileiras (Forumdir), e as secretaria da Educação Básica (SEB), de Articulação com os Sistemas de Ensino (Sase); e do Ensino Superior (Sesu), além da Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal do Ensino Superior (Capes). Na ocasião foram apresentadas, discutidas e validadas todas as questões técnicas relativas ao processo de implementação da Prova Docente, bem como aprovado um cronograma de atividades.
 
Redes terão autonomia para aderir à Prova
 
Além das reuniões técnicas e da reunião com o Comitê de Governança, o Inep também já se reuniu com a Secretária de Articulação com Sistemas de Ensino do Ministério da Educação (Sase/MEC) de modo a iniciar as discussões sobre o processo de adesão à Prova.

Até o momento, já se definiu que a Prova Docente será única para todas as redes, mas cada uma terá autonomia para aderir ao processo da forma que melhor lhe aprouver. A primeira edição será restrita aos candidatos graduados em Pedagogia que desejem lecionar na Educação Infantil e séries/anos iniciais do Ensino Fundamental (incluindo Educação de Jovens e Adultos-EJA e Educação Especial) dos Estados e municípios que aderirem à Prova. Cada rede terá ainda liberdade para delinear o profissional que deseja e a forma como utilizará a Prova Docente.

Haverá, ainda no segundo semestre de 2012, um primeiro pré-teste, com o objetivo de coletar dados para pesquisa. Os itens elaborados serão aplicados em um grupo de pessoas com características semelhantes às do público-alvo da avaliação. Após a análise dos resultados dos pré-testes, a Matriz de Referência será validada psicométrica e pedagogicamente e estará pronta para subsidiar a Prova Docente.

Assessoria de Comunicação do Inep
Tags: celular

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »

Envie sua história e faça parte da rede de conteúdo dos Diários Associados.
Clique aqui e envie seu vídeo, foto, podcast ou crie seu blog. Manifeste seu mundo.




Blog
Diários Associados