SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Conselho aprova calendário de reposição de aulas da UnB

2º semestre de 2012 terá início em 22 de outubro e termina em 8 de março, após recesso de fim de ano

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 30/08/2012 18:19 / atualizado em 30/08/2012 20:08

Bruno Peres/CB/D.A Press
O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da Universidade de Brasília (UnB) aprovou a proposta de reposição de aulas da universidade apresentada pelo Decanato de Ensino de Graduação. A decisão foi tomada em reunião na tarde desta quinta-feira (30/8). As datas finais do calendário foram suspensas em 31 de maio por causa da greve de professores, que terminou em 17 de agosto, após quase três meses de duração.

Foram votadas quatro propostas de calendário de reposição de aulas. A vencedora teve 20 votos favoráveis, dos 41 membros presentes. O Cepe considerou que a retomada das aulas se deu em 20 de agosto. Por isso, as aulas do primeiro semestre de 2012 devem terminar em 10 de outubro — último dia para que os docentes entreguem as menções. Também ficou definido que o período de trancamento de disciplinas será reaberto. Entre 3 e 14 de setembro os estudantes que se sentiram prejudicados com a paralisação poderão trancar as matérias. Estudantes que estiverem em risco de desligamento ou sob condição deverão procurar o coordenador do curso e, caso necessário, encaminhar uma nova proposta de plano de estudos à Secretaria de Administração Acadêmica (SAA).

“O tempo ficou corrido para todo mundo, mas a gente está vendo uma flexibilidade dos professores quanto às datas. Vai ter que existir uma parceria forte entre aluno e professor para que isso dê certo”, considera Juliana Ramalho, estudante do 3º semestre de fisioterapia do câmpus de Ceilândia e conselheira do Cepe. Antes da suspensão das atividades, 10 semanas de aulas haviam sido cumpridas. Pelo novo calendário, os professores que retornaram da paralisação dia 20 de agosto têm sete semanas e meia até o fim oficial do semestre.

Os professores que apenas retornaram as atividades dia 27 possuem pela frente seis semanas e meia. Para a professora Cristina Brandão, do departamento de engenharia civil e ambiental da UnB, o tempo de reposição abrangeu a todos. “Ficou no meio termo”, afirma a docente. “Não foi o ideal, mas o prejuízo é quase inexistente mesmo que muitos professores tenham que se adaptar. Não podemos estar fora do calendário tradicional por muito tempo”, conclui.
Em outra votação, os 37 membros do Cepe presentes no momento foram favoráveis ao calendário proposto para o último semestre de 2012 e para os dois de 2013. O segundo semestre deste ano terá início em 22 de outubro, com a semana universitária, que vai até o dia 29. Esse mesmo período terminará em 8 de março, com uma pausa entre 22 de dezembro e 7 de janeiro para as festas de fim de ano. O primeiro semestre de 2013 terá início apenas em 1º de abril e se estenderá até 27 de julho. O segundo semestre do próximo ano será de 19 de agosto a 20 de dezembro.

O decano de Ensino de Graduação, José Américo Garcia, concluiu a reunião afirmando que este conselho foi um dos mais sensatos que já existiram. “Foi uma reunião tranquila. Buscamos a melhor data para evitar muitos prejuízos para toda a universidade.” O calendário é único para a graduação, pós-graduação, ensino a distância e presencial e vale para os três câmpus da universidade. Se nenhuma greve ocorrer durante os próximos três semestres, o calendário de aulas será normalizado no 1º semestre de 2014.

As datas de matrículas para estudantes aprovados em primeira chamada no 2º vestibular de 2012 ficou para 10, 11 e 12 de setembro.

Confira como ficou o calendário de 2012 e o de 2013:


1º semestre de 2012
- Retomada das aulas: 20 de agosto
- Trancamento de disciplinas: 3 a 4 de setembro
- Término: 10 de outubro

2º semestre de 2012

- Início: 22 de outubro
- Semana universitária: 22 a 29 de outubro
- Recesso: 22 de dezembro a 7 de janeiro
- Término: 8 de março

1º semestre de 2013

- Início: 1º de abril
- Término: 27 de julho

2º semestre de 2013

- Início: 19 de agosto
- Término: 20 de dezembro

Tags:

publicidade

publicidade