SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

UnB ocupa 5º lugar no ranking de universidades do Guia do Estudante

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 10/09/2012 18:09 / atualizado em 11/09/2012 09:21

A Universidade de Brasília (UnB) subiu da 8ª para a 5ª posição no ranking de universidades do Guia do Estudante da editora Abril. A escola recebeu cinco estrelas (excelente) em 27 cursos e quatro estrelas (muito bom) em 19 cursos. Ao todo, 46 dos 114 cursos da UnB foram avaliados. O guia chegará às bancas em 25 de outubro.

Para a classificação das universidades, o guia usa os seguintes critérios: avaliação de dados cadastrais da instituição e instalações, titulação dos professores, mestres e doutores, instalações físicas, desenvolvimento de pesquisas acadêmicas; pareceres de especialistas nas áreas avaliadas e consultoria de empresas independentes de auditoria e de avaliação de técnicas de pesquisa.

De acordo com o decano de Ensino de Graduação, José Américo Soares Garcia, nem todos os coordenadores de curso participam do processo de avaliação, pois ele não é obrigatório. Mesmo assim, ele acredita que o guia é um instrumento de avaliação importante: “É um guia popular, com acesso facilitado, onde o estudante pode obter maiores informações sobre o curso e uma forma de atrair os bons para a universidade”.

Garcia alerta para a importância da participação: “Os coordenadores devem responder aos questionários on-line para ter os seus cursos avaliados. É importante que essa participação aumente, pois são oportunidades para identificar necessidades de ajustes”.

Para o decano, a melhoria do desempenho é reflexo da utilização do recurso do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). Ele explica que os cursos receberam novas instalações e recursos nos últimos anos. O curso gestão do agronegócio, do câmpus de Planaltina, é o primeiro dos novos a receber classificação. Pela segunda vez consecutiva, o curso conquistou quatro estrelas.

Bom desempenho

A Unesp teve 105 cursos de graduação avaliados. Nesta 21ª edição do Guia do Estudante, 43 cursos receberam cinco estrelas; 51 obtiveram quatro estrelas e 11 foram contemplados com três estrelas. Em relação a 2011, o desempenho é positivo, pois, naquele ano, o número de cursos estrelados foi, respectivamente, 35, 50 e 17.

Para a pró-reitora de Graduação, Sheila Zambello de Pinho, esse resultado expressivo é o resultado de um constante aprimoramento e o reflexo de um trabalho intensivo feito junto aos cursos de graduação para a melhoria da qualidade física, tecnológica e pedagógica.
Tags:

publicidade

publicidade