Hospitais universitários

Sistema informatizado auxilia unidades a modernizar gestão

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 11/09/2012 12:31 / atualizado em 11/09/2012 12:36

A modernização da gestão levou nove unidades de saúde, vinculadas a oito instituições de educação superior, à implantação do Aplicativo de Gestão dos Hospitais Universitários (Aghu), sistema desenvolvido pelo Ministério da Educação em parceria com o Hospital de Clínicas de Porto Alegre, com base em modelo adotado pela instituição gaúcha. A modernização dos hospitais-escola é um dos objetivos do Programa de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf).

As unidades que adotaram o aplicativo estão sob o controle de instituições federais do Paraná, Pará, Maranhão, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais. Um dos mecanismos do aplicativo é o prontuário informatizado de cada paciente, com informações sobre ingresso, pedidos de exames, receitas de medicamentos e cirurgias. Os dados são usados por médicos, enfermeiros, setor administrativo e tesouraria. O sistema funciona em tempo real.

Na opção pelo modelo desenvolvido pelo HC de Porto Alegre, foi considerado o fato de o sistema ter como principal referência o atendimento ao paciente. Diferente de outros aplicativos, geralmente voltados para os trâmites administrativo e financeiro, o Aghu tem como prioridade o processo assistencial.

A implantação do sistema resulta em mudanças na rotina das instituições. Isso porque, antes de receber o aplicativo, o hospital precisa estar preparado do ponto de vista da organização interna. Essa implantação deve ocorrer em todos os 46 hospitais da rede. O prazo dependerá da necessidade de adequações de cada unidade, treinamento de pessoal e instalação de equipamentos.

Hospitais em que o Aghu foi implantado

UF

Instituição de ensino

Unidade de saúde

MA

Universidade Federal do Maranhão

HU

MS

Universidade Federal da Grande Dourados

HU

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

HU Maria Aparecida Pedrossian

PR

Universidade Federal do Paraná

Maternidade Vitor Ferreira do Amaral

PA

Universidade Federal do Pará

HU João de Barros Barreto

HU Betina Ferro de Souza

MG

Universidade Federal de Juiz de Fora

HU

Universidade Federal de Uberlândia

Hospital de Clínicas

RS

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Hospital de Clínicas de Porto Alegre

 

O desenvolvimento do sistema ocorre paralelamente à implantação. O Ministério da Educação trabalha na construção, aperfeiçoamento e avaliações do aplicativo em parceria com técnicos do HC de Porto Alegre. O investimento do MEC chega a R$ 40 milhões, além dos R$ 68 milhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Ascom MEC

Tags: