Ensino_EnsinoSuperior

Inscrições de graduação no Ciência sem Fronteiras terminam nesta sexta (14)

postado em 13/09/2012 18:15
As inscrições para o programa Ciência sem Fronteiras se encerram na próxima sexta-feira (14) para bolsas de graduação e vão até 27 de setembro para pós-graduação e pós-doutorado. O programa busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional.

Na graduação há vagas para o intercâmbio em universidades da Alemanha. Austrália, Canadá, Coreia do Sul, Estados Unidos, Holanda e Reino Unido. Também há vagas, em diversos países, para doutorado sanduíche, doutorado pleno e pós-doutorado.

A nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será utilizada como critério classificatório, somente nos casos em que a demanda qualificada for maior que a oferta de vagas no país de destino. Entenda demanda qualificada como: aluno de graduação com mérito acadêmico, o qual realize curso dentro das áreas contempladas e que detenha a proficiência no idioma exigida na chamada. Porém, todo aluno de graduação poderá se inscrever, preenchidos os requisitos mínimos informados nas chamadas.

Alunos de graduação devem se inscrever nas chamadas públicas divulgadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) ou pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Supeior (Capes), disponíveis no portal do programa Ciência sem Fronteiras ; . Alunos de pós-graduação e pesquisadores deverão participar das chamadas públicas para as diversas modalidades de bolsa, que serão divulgadas também no portal do programa.

Mais informações podem ser obtidas no site do programa:

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação