SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Brasília sediará competição de projetos tecnológicos inovadores

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 20/09/2012 19:31 / atualizado em 20/09/2012 20:15

Brasília será sede de uma das finais regionais do Desafio Brasil, maior competição de projetos tecnológicos inovadores e empreendedorismo do país. O evento ocorrerá na sexta-feira (21/9), a partir das 14h, no auditório do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília (CDT/UnB).

Oito equipes concorrerão a uma das 24 vagas para a final do desafio, que será em São Paulo, em 4 e 5 de outubro. Ao todo, 12 semi-finais da competição ocorreram no Brasil. Segundo a organização do evento, esta edição do Desafio Brasil teve 364 projetos inscritos.

Durante as finais regionais, os projetos são avaliados de acordo com a qualidade e viabilidade do negócio. Fatores como o grau de inovação e aplicação de tecnologia, atratividade para investimentos, e possibilidade em tornar-se um negócio global são levados em consideração durante o julgamento.

Vinicius Paes, coordenador no centro-oeste do Desafio Brasil, explica que o cenário de empreendedorismo de base tecnológica do Brasil tem mudado rapidamente por influência de grandes empresas dos Estados Unidos. Para ele, o desafio estimula o crescimento de empresas que surgem no mercado. "Essa iniciativa vai gerar um cenário mais favorável para o empreendedorismo e aumentará o montante de investimentos no país. O desafio torna esse caminho muito mais simples e prazeroso. Já existem grandes fundos internacionais de olho na gente", comenta Vinicius Paes.

Das oito equipes que concorrem na semi-final de Brasília, uma é do Mato Grosso, uma do Mato Grosso do Sul, quatro do Distrito Federal e duas de Goiás. Cada uma delas fará uma apresentação para a banca de avaliação, composta por profissionais atuantes na Private Equity and Venture Capital (indústria de equidade privada e capital de risco). A equipe mais bem avaliada em cada uma das finais regionais terá as passagens e hospedagens de dois dos componentes pagas para participarem da final nacional.

Na sétima edição, a competição reconhece os melhores projetos tecnológicos com prêmios em dinheiro — R$ 6 mil para o primeiro colocado e R$ 4 mil para o segundo —, assessoria jurídica, consultoria em plano de negócios e a chance de participar de projetos de aceleradoras e incubadoras no Brasil e no exterior.

O Desafio Brasil é um programa realizado pelo Centro de Estudos em private equity e venture capital da Fundação Getulio Vargas (FGV), oferecido pela Intel Brasil, Telefônica, Visa e Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior com apoio da Fapeam e do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).


Conheça as equipes participantes da final regional que ocorre em Brasília

Implanta IT Solutions (Goiânia)
A empresa de agronegócios lida com tecnologias de extração e integração de informações, além de conhecimentos avançados em aplicativos de extração e análise dos dados coletados.

Eco2Box (Brasília)
A empresa cuida de tecnologias da informação, em especial desenvolvimento de software e hardware para criar soluções que resolvam problemas do dia a dia.

Digital Stickers (Brasília)
A unidade lida com criação de aplicativos e jogos para aparelhos móveis, além de desenvolver ideias para a internet.

Keep Marking (Brasília)
Rede social de leitores que permite gerenciar livros em várias mídias e em vários formatos.


P2D Labs (Goiânia)
A empresa lida com a criação de aplicativos voltados para as linhas farmacêutica, médica e estética, além de desenvolver tecnologias digitais da área de saúde.

Vet´s Inteligência Veterinária (Brasília)
Voltado para soluções digitais para o agronegócio, a empresa cuida de aplicativos e tecnologias da área de saúde.

Wat Novos Caminhos (Campo Grande)
A empresa lida com a criação de aplicativos eletrônicos e hardware da área de energia, indústria metalúrgica, mecânica e de materiais elétricos.

Sistemas de reuso de água de lavagem de roupa em descargas domésticas (Cuiabá)
A ideia é voltada para o uso racional da água.


Programação
Confira a programação da final regional que acontece em Brasília, no auditório do CDT, no campus Darcy Ribeiro da UnB.

14h às 18h: Banca de avaliação das equipes (fechado ao público)

18h: Abertura para o público com apresentação do histórico do Desafio Brasil

18h50: Mesa redonda sobre o ecossistema empreendedor e cenário de investimentos no DF, com Augusto Ferraz (Polaris Investimentos) e Paulo Sá (Portfólio Investimentos), intermediado por Adalberto Brandão (COO do GVcepe - Private Equity and Venture Capital Research Center at FGV)

19h25: Joaquim Venâncio, fundador da Ticies, vai passar um pouco da experiência como empreendedor e dará algumas dicas para quem quer ter sucesso trilhando o caminho do empreendedorismo.

19h50: Anúncio dos dois classificados para a Final Nacional

20h: CoffeBreak e oportunidade para Network com outros empreendedores e Investirdores

22h: Encerramento
Tags:

publicidade

publicidade