SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

CNPq divulga chamada para o Programa Arquipélagos e Ilhas Oceânicas

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 03/10/2012 16:22

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) abre as inscrições para selecionar propostas para apoio financeiro a projetos que contribuam para o desenvolvimento científico e tecnológico e inovação do País, no âmbito do Programa Arquipélago e Ilhas Oceânicas.

Os candidatos têm até o dia 16 de novembro deste ano para enviar propostas para a Chamada Nº 39/2012. As propostas devem cumprir as condições estabelecidas que determinam os requisitos relativos ao cronograma, recursos financeiros a serem aplicados, origem dos recursos, itens financiáveis, prazo de execução dos projetos, critérios de elegibilidade, critérios e parâmetros objetivos de julgamento e demais informações necessárias. As pesquisas serão realizadas no arquipélago de São Pedro e São Paulo e na Ilha de Trindade.

As propostas aprovadas serão financiadas com recursos estimados em R$ 2,5 milhões, a serem liberados em três parcelas de acordo com a disponibilidade orçamentária e financeira do CNPq. Os resultados serão divulgados na segunda quinzena de dezembro de 2012.

 

Localização- O Arquipélago de São Pedro e São Paulo é formado por um grupo de pequenas ilhas rochosas, desprovidas de qualquer tipo de vegetação, localizadas a cerca de 1.010 quilômetros do litoral do Estado do Rio Grande do Norte, em região privilegiada para o desenvolvimento de pesquisas em diversos ramos da ciência. Trata-se de um caso raro no planeta, onde houve uma formação natural de ilhas a partir de uma falha tectônica, propiciando uma situação de especial interesse científico. Além disso, a posição geográfica do Arquipélago lhe confere uma significativa importância estratégica por ocupar parte da rota de peixes de comportamento migratório, cujos valores comerciais alcançam altos patamares no mercado internacional, como é o caso do albacora de laje (Thunnus albacares), uma espécie de atum. A localização estratégica e as características peculiares das ilhas que compõem o Arquipélago, associadas aos amplos interesses científicos e econômicos, relacionados com os recursos naturais encontrados na região justificam a continuidade e a ampliação do Programa de Pesquisas existente na região.

Já a Ilha de Trindade está próxima às regiões economicamente mais importantes e mais densamente povoadas do País. As descobertas de importantes reservatórios de hidrocarbonetos, na região pré-sal, provocaram repercussão sobre o significado estratégico e econômico dessa área.  Em 1950, foi realizada a primeira expedição científica para planejar a ocupação permanente da Ilha da Trindade e, em 1957, foi criado o Posto Oceanográfico da Ilha da Trindade ¿ POIT. Desde então, a Marinha garante sua posse efetiva para o Brasil. Distante cerca de 1.200 km (765 milhas), ou três dias e meio de viagem de navio, o POIT, destacamento militar subordinado ao Comando do Primeiro Distrito Naval, possui logística complexa e custos elevados, em função da distância do continente. Assessoria de Comunicação do CNPq

Tags:

publicidade

publicidade