SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

UnB debate ciência, inovação e sociedade na 12ª Semana Universitária

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 23/10/2012 12:22 / atualizado em 23/10/2012 12:27

UnB/Divulgação
A 12ª edição da Semana Universitária da Universidade de Brasília (UnB) teve início nesta segunda-feira (22/10) nos quatro câmpus da instituição — Ceilândia, Gama, Planaltina e Darcy Ribeiro — e em outros pontos do Distrito Federal e do Entorno. Até sexta-feira (26), mais de 480 atividades, entre oficinas, palestras, seminários, conferências e apresentações movimentarão a semana, que tem como tema Ciência, Inovação Tecnológica e Sociedade: o projeto da UnB 5 décadas depois.

O evento ocorre anualmente e expõe toda a produção acadêmica da instituição, com destaque para a integração com a população que não frequenta aulas da universidade. A expectativa é de que 40 mil pessoas, entre inscritos e visitantes de dentro e fora da universidade, compareçam ao evento, que também tem como objetivo comemorar os 50 anos da instituição e sua trajetória na história do país.

Entre os destaques deste ano estão o seminário CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade), entre os dias 22 e 26, com o professor Hernan Thomas, da Universidade Nacional de Quiles, na Argentina. Também haverá o Congresso de Educação Integral: o pensamento de Darcy Ribeiro, Anísio Teixeira e Agostinho da Silva. Será nesta quarta-feira (24) e abordará a experiência pioneira de Brasília, os desafios educacionais atuais e o movimento estudantil.

Ensino a distância

Com a crescente procura por cursos a distância, três atividades relacionadas ao ensino fora das salas de aula estão programadas durante a Semana Universitária. Uma delas é a videoconferência Educação a distância no Ensino Superior em Saúde, que ocorre nesta terça-feira (23), às 10h, na Faculdade de Ciências em Saúde do câmpus Darcy Ribeiro.

UnB/Divulgação
Na ocasião, o professor Elioenai Dornelles e o pesquisador Henry Maia Peixoto apresenta o tema Hábitos, estratégias e percepções de graduandos e pós-graduandos inseridos em disciplinas semipresenciais na área da saúde, artigo premiado como melhor trabalho em educação flexível do país. As outras duas atividades são os seminários Desafios da Educação a distância, na quinta-feira (24) e a mesa redonda As licenciaturas a distância da UnB, na sexta-feira (26).

Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em 2010, só no Distrito Federal, mais de 20 mil estudantes estavam matriculados em cursos de graduação a distância. A UnB, pioneira no programa, tem mais de três mil estudantes matriculados em nove graduações nessa modalidade. A instituição conta com 31 pontos de apoio em 10 estados do país, além de 665 professores e tutores.

Programação

A programação completa da 12ª Semana Universitária da UnB pode ser encontrada no site www.semanauniversitaria.unb.br, onde também podem ser feitas as inscrições, que estão abertas até o fim do evento.
Tags:

publicidade

publicidade