Ensino_EnsinoSuperior

UnB altera data da 3ª fase do PAS

Edital transfere o teste para 16 de dezembro. Inscrições das demais etapas são reabertas

postado em 24/10/2012 08:00
As inscrições para as três etapas do Programa de Avaliação Seriada (PAS) da Universidade de Brasília (UnB) estão reabertas. O edital publicado ontem para a 3; fase da seleção trouxe as adequações para atender ao sistema de cotas sociais, previsto pela Lei Federal n; 12.711. Agora, está prevista a reserva de 305 oportunidades das 2.092 oferecidas aos alunos oriundos de escolas públicas, negros, pardos, índios e de baixa renda. O cadastro pode ser feito entre 26 de outubro e 9 de novembro. A data da prova, antes marcada para 2 de dezembro, foi adiada para o dia 16 do mesmo mês (leia arte).

Embora não houvesse previsão de mudança, a 1; e a 2; etapas do PAS também estão com o cadastro reaberto. Os interessados podem preencher os formulários de hoje até 28 de outubro. O prazo para essas fases havia se esgotado há seis dias, mas o Decanato de Ensino de Graduação da UnB solicitou a nova chance para os estudantes que perderam a data. Os dias dos testes ficam mantidos para 1; e 2 de dezembro, respectivamente. Para concorrer às três etapas, é necessário acessar o site www.cespe.unb.br/pas. A taxa de inscrição é de R$ 80.

A opção pelo sistema de cotas vale somente para a 3; etapa, que sofreu as maiores alterações devido ao pedido do ministro da Educação, Aloizio Mercadante, de implementar a nova norma em todos os processos seletivos imediatamente. Em quatro anos, 50% das oportunidades devem ser destinadas aos contemplados pelo documento. Em 2013, serão 12,5% do total. Com o arredondamento a mais previsto na legislação, nos 96 cursos oferecidos pela UnB, esse percentual sobe para 14,5%.

Os estudantes que vão se inscrever, a partir de sexta-feira, podem optar entre o sistema universal ou o de cotas sociais. Os candidatos já cadastrados que desejarem mudar a opção do sistema de seleção devem fazê-lo também no site do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe). Quem optar por continuar a concorrer pelas vagas universais não precisa fazer nada, pois o cadastro está garantido.

Comprovação

As 305 chances pelas cotas contemplam estudantes de escolas públicas com renda familiar igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita, além de negros, pardos e índios com qualquer salário. Para o recorte étnico previsto para o PAS, pede-se somente a autodeclaração para concorrer pelas cotas. Porém, é necessário comprovar o estudo em escola pública. A renda também terá uma série de documentos exigidos para que o candidato seja aceito. Em 25 de outubro, será divulgado um comunicado com a lista desses requisitos.

O cadastro para o vestibular também foi reaberto na última sexta-feira. As inscrições são na mesma data da 3; etapa do PAS, de 26 de outubro a 9 de novembro. As provas serão realizadas em 12 e 13 de janeiro. Nesse caso, há a previsão de 14,5% para as cotas sociais e 20% das oportunidades aos negros.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação