SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

UnB é escolhida a melhor do Brasil em Ciências Sociais e Humanas

Universidade é escolhida referência na área pela quarta vez consecutiva pelo Guia do Estudante. Publicação da Editora Abril avaliou cursos de 1.574 instituições de ensino superior públicas e privadas

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 25/10/2012 15:35

Agência UnB

 

A Universidade de Brasília foi escolhida a melhor instituição superior pública do Brasil na área de Ciências Sociais e Humanas pelo Guia do Estudante, publicação da Editora Abril. A informação consta da edição 2013 da revista, que estará nas bancas a partir desta quinta-feira, 25 de outubro, e que trará o resultado completo da avaliação, que inclui outras categorias e colocações. Trata-se do quarto ano consecutivo que a UnB recebe o Prêmio Melhores Universidades na categoria em que 108 instituições foram avaliadas. Com o prêmio, a Universidade é reconhecida pela excelência nos cursos de graduação em Direito, Ciências Sociais, História, Geografia, Pedagogia, Filosofia, Letras, Relações Internacionais e Serviço Social.

O decano de Ensino de Graduação, José Américo Garcia, afirma que a certificação “é mais uma forma de mostrar que a UnB continua entre as melhores universidades do país”, análise endossada pelo reitor José Geraldo de Sousa Junior. “O prêmio confirma o que venho salientando: todos os indexadores e rankings atestam o processo contínuo e ascendente da qualificação da UnB”, destaca o reitor.

O Guia do Estudante avaliou cursos de um total de 1.574 universidades públicas e privadas no Brasil. Para serem aptas a concorrer ao Prêmio Melhores Universidades, as instituições deviam ter cursos “estrelados” – considerados de qualidade pela publicação. Do total de 1.574 universidades avaliadas, apenas 773 atenderam a esse requisito. Em setembro deste ano, a Editora Abril já havia informado que a UnB possui 27 cursos avaliados com cinco estrelas, informação que também estará na edição 2013 do Guia do Estudante. Veja matéria aqui.

No caso específico da categoria de Ciências Sociais e Humanas, só poderiam concorrer ao Prêmio Melhores Universidades as instituições com um mínimo de dois cursos estrelados. Desta forma, nessa categoria a concorrência ficou limitada a 108 instituições. Lisandra Matias, editora do Guia do Estudante, diz que a categoria Ciências Sociais e Humanas ainda inclui os cursos de Arqueologia, Economia Doméstica e Psicopedagogia, não ofertados pela UnB. “O fato de a UnB não ter esses três cursos não a prejudicou, em vista da excelência dos vários outros que existem na Universidade”, afirma.

Para o decano José Américo, o prêmio ganha um significado especial devido à popularidade da publicação junto a alunos. O Guia do Estudante 2013 chegará às bancas com uma tiragem de 100 mil exemplares. “Essa divulgação chama muita atenção para os cursos da Universidade”, avalia.

QUALIDADE - O diretor da Faculdade de Direito, George Galindo, ressalta que há um empenho muito grande dos três segmentos acadêmicos – professores, técnicos e estudantes – pela manutenção da qualidade do curso. “Estamos envolvidos hoje com uma mudança profunda no processo pedagógico, que vai tornar o curso mais afinado com a realidade social”, afirma. Ele estima que essas mudanças serão implementadas no ano que vem. “Será alterado o projeto pedagógico como um todo, o que inclui a grade curricular e a própria concepção dos cursos.”

Galindo vê o prêmio dado à UnB como “um reconhecimento ao trabalho que se tem feito, embora a gente saiba das dificuldades da universidade pública”. A análise é compartilhada pelo diretor do Instituto de Ciências Sociais, Sadi Dal Rosso. “Acho que o prêmio corresponde ao desempenho da UnB nessas áreas. Existem problemas, mas estamos dando o máximo de nossas forças para manter a qualidade desses programas”, diz Sadi. “Fico muito satisfeito, em nome do instituto, por essa menção extremamente honrosa para a nossa Universidade”, acrescenta.

A escolha de cursos de graduação da UnB como destaque de excelência no Brasil revela um indicador importante, para o decano de Pesquisa e Pós-Graduação, Isaac Roitman. “Uma área que é forte na graduação provavelmente também tem uma pós-graduação forte. O inverso seria difícil. Professores da graduação são orientadores na pós. A boa avaliação de uma área impacta na outra”, analisa.

ORIENTAÇÕES - O Guia do Estudante nasceu em 1984, como uma edição especial do Almanaque Abril. A proposta é orientar o vestibulando sobre o que e onde estudar, trazer informações atualizadas sobre o mercado de trabalho e as novas profissões. Criado em 1988, o Prêmio Melhores Universidades elege a instituição de ensino do ano, nos setores público e privado, e as mais qualificadas instituições por área de conhecimento, também com a diferenciação de pública e de particular.

A UnB recebe o Prêmio Melhores Universidades na área de Ciências Sociais e Humanas há quatro anos. No ano passado, além de primeira colocada na categoria Ciências Sociais e Humanas, ficou em segundo lugar na área de Comunicação e Informação. As segundas e terceiras colocações da edição 2013 do Guia do Estudante não foram divulgadas este ano até o momento. Veja aqui matéria sobre a solenidade de entrega do prêmio no ano passado. Segundo Lisandra Matias, do Guia do Estudante, neste ano não haverá solenidade de entrega do prêmio, apenas o envio dos certificados para as instituições que tiveram destaque no ranking.

 

 

 

Tags:

publicidade

publicidade