SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Reitor da UnB dá boas-vindas aos calouros

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 26/10/2012 20:29 / atualizado em 26/10/2012 20:42

Janine Moraes/CB/D.A Press
A tarde desta sexta-feira (26/10) foi diferente para cerca de 2,5 mil novos alunos da Universidade de Brasília (UnB). Convocados para as boas -vindas oficiais da instituição, os calouros foram recebidos pelo reitor José Geraldo de Sousa Junior. Na solenidade de recepção, que ocorreu no Centro Comunitário Athos Bulcão, foi apresentada a organização da UnB, esclarecida dúvidas sobre o funcionamento acadêmico e oferecidas visitas guiadas para que eles conhecessem o câmpus.

Os estudantes começaram a chegar no câmpus Darcy Ribeiro a partir das 9h e permanceram até o horário do almoço.Eles receberam o “kit calouro”, com agenda, mapas do câmpus, caneta, carta do reitor, revista institucional e caneca.

No discurso de saudação, o reitor José Geraldo citou o clima de efervescência da UnB este ano pelas comemorações dos 50 anos da instituição e lembrou a ampliação do acesso para as vagas das universidades. “Vocês são pioneiros e novos pioneiros têm a missão de construir o futuro”, destacou ele.

Após o discurso do reitor, decanos da Universidade saudaram os alunos presentes e explicaram os programas acadêmicos oferecidos pelas faculdades: intercâmbios, bolsas de estudo, projetos de extensão, empresas juniores.

Carolina Cássia, decana de assuntos comunitários (DAC), citou que os calouros passam a fazer parte da comunidade da UnB. Ao explicar que o DAC é responsável por cuidar dessa comunidade em diferentes aspectos, a decana incentivou que os novos alunos interajam com a universidade. “Os decanatos desenvolvem diversas atividades. É importante que vocês procurem as diretorias e conheçam os programas, que saibam em que vocês podem participar”, disse.


Tarde acadêmica
Das apresentações dos decanos, os alunos foram convidados a almoçar no Restaurante Universitário (RU), onde foi servida feijoada, e a realizar oficinas de técnica vocal, pífano (instrumento musical de sopro), audiovisual/cinemateca e tours culturais e científicos.

“Encontros assim são importantes porque servem como momento de interação entre os alunos. Serve para gente ter mais contato com os futuros colegas e entender melhor a UnB”, afirma Fabiane Rejane Silva Coelho, 19 anos, caloura do curso de comunicação social.

A recepção ocorreu nesta sexta-feira, antes do início das aulas do segundo semestre de 2012 da Universidade, marcado para a próxima segunda-feira (29). O evento foi realizado no último dia da 12ª Semana Universitária - que aconteceu durante toda a semana de 22 a 26 de outubro - data em que fundador da UnB, Darcy Ribeiro, estaria completando 90 anos se estivesse vivo.

Para finalizar as atividades de recepção aos novos estudantes, acontecerá, na terça-feira (30/10), a aula da inquietação com o sociólogo português Boaventura de Sousa Santos, intelectual de renome mundial. O encontro acontecerá no Teatro de Arena, no câmpus Darcy Ribeiro. Na segunda-feira (29/10), o sociólogo será homenageado e receberá o título de Doutor Honoris Causa da UnB.
Tags:

publicidade

publicidade