SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Ensino Superior

UnB dá boas-vindas aos calouros

Em cerimônia realizada no Câmpus Darcy Ribeiro,reitoria recebe os 3.993 aprovados no último vestibular.Aulas começam na segunda-feira

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 29/10/2012 10:34 / atualizado em 29/10/2012 09:38

Sheila Oliveira

O segundo semestre letivo da Universidade de Brasília começa na próxima segunda-feira,maso reitor José Geraldo de Sousa Júnior preferiu adiantar a cerimônia de recepção dos 3.993 novos alunos. O evento, realizado na manhã de ontem no Centro Comunitário Athos Bulcão, no Câmpus Darcy Ribeiro, foi marcado por atividades e apresentações culturais. Sema presença dos veteranos, não houve registro de trotes.

A programação de boas-vindas aos calouros teve início às 10h, com palestra do reitor e do decano de Ensino de Graduação, professor José Américo Soares Garcia, sobre as conquistas da instituição ao longo dos 50 anos.Por volta das 12h, os estudantes foram conhecer o Restaurante Universitário (RU). O local também serviu como concentração para o início de um tour cultural e científico pelo câmpus que durou cerca de 50 minutos. Os calouros puderam participar ainda das oficinas de teatro, de áudio visual, de técnica vocal e de caiaque do último dia da 12ª Semana Universitária. O encerramento das atividades estava previsto para as 19h, com apresentação dos 12 corais da UnB noTeatro deArena.

Guilherme Araújo, 19 anos, e José Guilherme Lopes, 20, ambos aprovados para o curso de estatística, estavam ansiosos pelo início das aulas. “Estamos preparados para iniciar as aulas.Tivemos tempo de sobra para descansar. Agora, é estudar”, disse Guilherme Araújo. “A recepção aos calouros foi muito bem programada. Tem atividades para todos os gostos. Já deu para entrar no clima de universidade”, opinou José Lopes.

Aluna do curso de história, Maiara Fernandes, 19 anos,comemorava o início do semestre letivo. “Esse foi um ano bastante tumultuado na UnB. Tiveram as eleições para reitor e a greve estudantil e dos professores. Acho que estou pronta para iniciar a minha vida acadêmica. É uma pena ter que estudar nas férias, mas o quanto antes recuperarmos o tempo perdido melhor”, lembrou a jovem. Apesar da felicidade em iniciar a vida acadêmica, a caloura do curso de física Larissa Alves, 16, demonstrou preocupação com o novo sistema de cotas.“Acho que a qualidade de ensino superior pode ser prejudicada”, disse.

Seleções

Teve início ontem a reabertura das inscrições para o primeiro vestibular de 2013 e do Programa de Avaliação Seriada (PAS) da UnB pela nova norma. Os interessados em concorrer a vagas destinadas a alunos que cursaram os três últimos anos do ensino básico na rede pública deverão apresentar diploma ou certificado de conclusão do ensino médio, além de histórico escolar dos dois primeiros anos. Os candidatos que concluíram os estudos por meio de supletivo devem apresentar o certificado do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) ou do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Quem pretende concorrer na categoria de baixa renda precisa entregar declaração atestando a renda bruta familiar igual ou inferior a 1,5 salário mínimo por pessoa, o equivalente a R$ 933. Além disso, é necessário apresentar a cópia do RG e do CPF dos parentes que possuem renda e comprovantes de salário dos meses de julho, agosto e setembro. Para aposentados e pensionistas, a comprovação pode ser feita por meio do extrato de pagamento do benefício. No caso de autônomos e profissionais liberais, é válido o documento do valor recebido e as guias de recolhimento compatível com a renda bruta.

Os candidatos que optarem por concorrer às vagas do sistema de cotas para escolas públicas reservadas aos pretos, pardos e indígenas devem assinar digitalmente termo de autodeclaração em que confirma sua condição de etnia.

As inscrições seguem até 9 de novembro. As provas do vestibular serão aplicadas em 12 e 13 de janeiro de 2013. No caso do PAS, a avaliação está programada para o dia 16 de dezembro.
Tags:

publicidade

publicidade