SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Ministro empossa e reconduz reitores de universidades

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 08/11/2012 19:57 / atualizado em 08/11/2012 19:23


Kinpara, Célia Oliveira (esquerda) e Targino Filho (à direita do ministro) dirigem as universidades federais do Acre, São Carlos e Mato Grosso do Sul (Foto: Diego Rocha/MEC) O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, empossou na tarde desta quinta-feira, 8, em Brasília, o novo reitor da Universidade Federal do Acre, Minoru Martins Kinpara. Na mesma solenidade também foram reconduzidos ao cargo de reitores Targino de Araújo Filho, da Universidade Federal de São Carlos, e Célia Maria Silva Correa Oliveira, dirigente da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul.

Mercadante destacou ações recentes do ministério voltadas para o acesso à educação superior, como a recente aprovação da lei que estabelece cotas nas instituições federais de ensino. Para ele, o acolhimento dos estudantes de baixa renda que ingressarão nas universidades federais por meio da política de cotas é o principal desafio dos reitores, e políticas de ações afirmativas são necessárias.

“As universidades já tinham políticas afirmativas, mas agora é obrigação. É importante lembrar que 88% dos estudantes brasileiros são do ensino público. Nada mais justo do que reservar metade das vagas para essas instituições”, disse.

A expansão das universidades e institutos federais também foi lembrada por Mercadante em sua fala. “Buscamos expandir dentro de uma visão estratégica e consolidar a expansão que foi realizada”, afirmou.

O secretário de Educação Superior do MEC, Amaro Lins, que também estava presente no evento, destacou que as universidades federais são extremamente importantes na formação dos cidadãos capazes de colaborar com o desenvolvimento nacional.

Reitores - Minoru Martins Kinpara é licenciado em pedagogia e letras língua inglesa e literatura de língua inglesa pela Universidade Federal do Acre (UFAC). Além disso, é mestre em administração educacional pela Universidade Estadual de Campinas e doutor em educação e desenvolvimento humano pela Universidade Estadual de Campinas. Também já realizou estudos de pós-doutorados pela Universidade de Salamanca, na Espanha. Na instituição da qual é dirigente já ocupou os cargos de direção do Departamento de Educação, de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, de Cursos e Programas Especiais de Graduação e do Núcleo de Interiorização e Educação a Distância.

A reitora da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Célia Maria Silva Correa Oliveira, é graduada em química pela Universidade Estadual de Londrina e doutora em físico-química pela Universidade Federal de Minas Gerais. Começou a atuar no ensino superior na Universidade Federal de Santa Catarina. Na UFMS, já ocupou o cargo de chefe da coordenadoria de pós-graduação, e de pró-reitora de pesquisa e pós-graduação. Como pró-reitora foi presidente do fórum de pró-reitores de pós-graduação da região Centro-Oeste.

Graduado em engenharia de produção pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (USP), Targino de Araújo Filho é professor da Universidade Federal de São Carlos desde 1979. O docente ainda possui os títulos de mestre e doutor em engenharia de produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

 

 

 

 

Tags:

publicidade

publicidade