SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

UnB

Institutos serão consultados sobre Enem

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 14/11/2012 08:00 / atualizado em 13/11/2012 10:59

Thaís Paranhos

Antes de definir se a Universidade de Brasília (UnB) vai aderir ao Sistema de Seleção Unificado (Sisu), o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) quer ouvir a comunidade acadêmica. Os representantes das faculdades, dos institutos e dos centros poderão se posicionar a favor ou contra a proposta que destina 25% das vagas da instituição para os candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A decisão foi tomada na última quinta-feira, durante reunião dos conselheiros.

Atualmente, a UnB aproveita as notas do Enem apenas nas vagas remanescentes do Programa de Avaliação Seriada (PAS) e do vestibular tradicional. “Isso representa cerca de 25% do total, por isso sugerimos a adesão ao Sisu. Não haverá um aumento ou uma diminuição do número de vagas, apenas uma mudança no sistema”, explicou o decano de Ensino de Graduação e idealizador da proposta, José Américo Garcia. Hoje, 95 instituições públicas de ensino superior adotaram o Sisu como forma de ingresso.

Conselheiro e professor da Faculdade de Direito, George Galindo informou que o Cepe vai se pronunciar após ouvir a posição dos colegiados. Para ele, a comunidade acadêmica deve se manifestar em decisões como essa. “Não houve um impasse entre os conselheiros, e sim ponderações, dúvidas. É importante que toda a universidade se pronuncie, é comum e desejável. Vamos ter que aguardar”, afirmou.

Segundo o decano de Ensino de Graduação, os colegiados têm um prazo de 15 dias para se pronunciar, mas essa data pode mudar. “Os representantes receberam os pareceres hoje (ontem) pela manhã e devem encaminhar às unidades para discussão”, disse Garcia. Se os conselheiros aprovarem a proposta por maioria absoluta — atualmente são 70 integrantes —, 25% das vagas serão destinadas ao Sisu, 25% ao PAS e 50% ao vestibular convencional. Uma nova reunião do Cepe ainda não foi agendada.

O Sisu é gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC). Por meio dele, quem faz as provas do Enem pode concorrer a uma vaga em todas as instituições públicas conveniadas do país. O Enem ocorre uma vez por ano, normalmente em novembro.
Tags:

publicidade

publicidade