SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Ivan Camargo toma posse como reitor da UnB

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 20/11/2012 16:00 / atualizado em 20/11/2012 15:57

Manoela Alcântara

Breno Fortes/CB/D.A Press
O professor Ivan Camargo tomou posse como reitor da Universidade de Brasília (UnB) nesta terça-feira (20/11). A cerimônia ocorreu no Ministério da Educação. Estiveram presentes o ex-reitor, José Geraldo de Sousa Junior, primeiro a discursar, e o ministro da Educação, Aloizio Mercadante.

No discurso de posse, o novo reitor lembrou que é o primeiro ex-aluno da UnB a chegar ao cargo e agradeceu à mulher, aos filhos, ao neto e aos irmãos pelo apoio. Ele disse que já começou a trabalhar e da cerimônia de posse partirá direto para o gabinete, onde assinará o termo de posse dos decanos.

Ivan também afirmou que assume a UnB com a expectativa de trabalhar para uma universidade de vanguarda. "Espero que daqui a 30 anos os alunos ouçam meu nome e lembrem, de forma positiva, do trabalho que realizei na universidade", disse. O novo reitor firmou o compromisso de consolidar a expansão e desburocratizar a universidade.

José Geraldo de Sousa Junior fez um balanço da gestão. Ele falou sobre a expansão dos novos câmpus e disse acreditar que contribuiu para a que a UnB se tornasse uma universidade para todos.

Já o ministro Aloizio Mercadante ressaltou a importância da UnB no cenário nacional para a criação de políticas públicas. Mercadante também firmou o compromisso de reforçar a assistência estudantil em áreas como alimentação e transportes para os novos alunos que ingeressarem na universidade por meio das Cotas Sociais. "A UnB está indo muito bem em publicações acadêmicas, mas precisa subir mais em rankings internacioanis", comentou o ministro.

Nesta quarta-feira (21/11) José Geraldo de Sousa Junior passará o cargo para o novo reitor. A cerimônia será no Centro Comunitário Athos Bulcão, às 9h30. Na solenidade, Ivan Camargo nomeará Sônia Báo vice-reitora e os sete decanos: Jaime Santana, Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação (DPP); Mauro Rabelo,  Decanato de Ensino de Graduação (DEG); Luís Afonso Bermudez, Decanato de Administração (DAF); Carlos Alberto Torres, Decanato de Planejamento e Orçamento (DPO); Thérèse Hofmann, Decanato de Extensão (DEX); Denise Bomtempo, Decanato de Assuntos Comunitários (DAC); e Gardênia Abbad, Decanato de Gestão de Pessoas (DGP).

Logo após, Ivan Camargo vai para São Paulo cumprir o primeiro compromisso oficial. Ele participará de reunião da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), que vai debater temas como assistência estudantil e revalidação de diplomas de pós-graduação.

Vitória no segundo turno

Ivan Camargo é professor da Faculdade de Tecnologia da UnB e foi nomeado na quinta-feira (15) após ser indicado como 1º nome na lista-tríplice do Conselho Universitário (Consuni) enviada à presidente Dilma Rousseff. Ele foi eleito no segundo turno, quando enfrentou a professora Márcia Abrahão e ficou com 51,48% dos votos.

O novo reitor Ivan teve a preferência da maioria de professores — foram 1.051 votos contra 732 para Márcia — e estudantes — ficou com 4.457 contra 4.382 —, perdeu apenas entre os servidores técnico-administrativos — 815 votaram no candidato eleito e 956 na concorrente da outra chapa.

A eleição para reitor deste ano foi a que teve a maior participação acadêmica da história da universidade, segundo a Comissão Organizadora da Consulta. Mais de 12,3 mil pessoas votaram. No total, a UnB conta com 34.738 alunos em 96 cursos, além de 2.348 professores, 2.733 servidores técnico-administrativos, 2.873 terceirizados, 1.190 prestadores de serviço e 1.514 estagiários.

Tags:

publicidade

publicidade