SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Alunos da Universidade Católica ocupam reitoria

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 29/11/2012 15:39 / atualizado em 29/11/2012 19:40

Mariana Raphael/Esp. CB/D.A Press
Alunos da Universidade Católica de Brasília (UCB) ocuparam a reitoria da instituição às 10h desta quinta-feira (29/11). Eles protestam contra o aumento da mensalidade, o corte de bolsas para atletas e a qualidade do ensino.

Segundo os estudantes, a universidade não permite que sejam entregues alimentos e água a quem está no local. Além disso, quase todas as janelas estão fechadas, o que, de acordo com os manifestantes, dificulta a circulação de ar.

As mudanças foram anunciadas na semana passada e revoltaram os estudantes. A universitária de serviço social Ariele Castro reclama que a instituição escolheu um momento estratégico para dificultar a mobilização dos estudantes contra as medidas.

Cerca de 20 pessoas permanecem no interior do prédio da reitoria. Mais ou menos 50 estudantes estão do lado de fora, pressionando com buzinaço e palavras de ordem a reitoria para que as negociações comecem. "Eu vou ficar até a hora que for preciso. Não tenho condições de pagar a mensalidade do meu curso com o reajuste", garante a estudante de educação Física Pollyanna Bezerra, de 29 anos.

Saiba mais

Pollyanna é atleta do time de futebol da universidade que, no início do mês, foi campeão brasileiro na Liga do Desporto Universitário de Futebol, em Porto Seguro. "É um absurdo o que eles querem fazer. A gente veste a camisa da universidade, e eles ganham em cima do nosso esforço", explica a esportista.

Segundo ela, todo o time será prejudicado com o reajuste. "Vou passar a pagar R$1.200 de mensalidade. Não tenho condições", lamenta.

O movimento dos universitários da Católica têm apoio da União Nacional dos Estudantes, da Associação dos Estudantes de Agronomia do Brasil, da Associação Brasileira de Estudantes de Engenharia Florestal e dos centros comunitários da instituição.

 

Tags:

publicidade

publicidade