SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Quarta edição do Encontro de Ciência e Tecnologia movimenta UnB Gama

Durante três dias, alunos apresentam trabalhos, assistem a palestras e participam de minicursos voltados às cinco engenharias da Faculdade

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 12/12/2012 14:07

Agência UnB

Na primeira visita ao campus da Faculdade UnB Gama, o reitor Ivan Camargo participou da abertura do IV Encontro de Ciência e Tecnologia, nesta terça-feira, 11 de dezembro, afirmando se sentir em casa. "Participar de um evento como esse é importante pois o acesso a palestras e minicursos acrescenta muito na formação acadêmica”, disse o reitor.

Segundo a coordenadora geral do encontro, professora Suzana Avila, a expectativa é que o evento ganhe alcance nacional, mediante parceria que deve acontecer já no próximo ano com a Associação Brasileira de Ciências Mecânicas. A professora afirmou que o encontro tem o objetivo de divulgar a produção acadêmico-científica de alunos e professores e que a atividade já se tornou uma tradição. “Esta é a quarta edição, estamos conseguindo ganhar nome e atrair público”, explicou.  

Além dos trabalhos dos alunos da Faculdade, o encontrou reuniu trabalhos de representantes da Faculdade de Tecnologia (FT), da Faculdade de Ciências da Computação (CIC) e do Instituto de Química, todos do campus Darcy Ribeiro; da Faculdade UniCeub; assim como da Universidade Federal de Goiás (UFG) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Enquanto em 2011 o evento recebeu 300 inscrições; a edição de 2012 recebeu 370 e “alguns minicursos tiveram as vagas esgotadas, devido à grande procura dos alunos”, disse Suzana. O formato do encontro é uma mistura de congresso científico com semana de engenharia: as apresentações de trabalhos são feitas com pôsters, banners e oralmente; e 14 minicursos diferentes abrangem as áreas das cinco engenharias: de Energia, Automotiva, Eletrônica, Aeroespacial e de Software.

A programação – que vai até quinta-feira, 13 – se seguiu com a palestra Atuação das Engenharias no contexto da Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer), com Emerson Freitas, de São José dos Campos; e incluiu, dentre outras, a palestra sobre a Produção de biodiesel em regime contínuo e catálise heterogênea, com o professor Fábio Alfaia, do Instituto de Química da UnB.

Simultaneamente, acontece programação paralela da primeira escola de micro-eletrônica Emicro, organizada por professores da Faculdade UnB Gama (FGA) e CIC, do campus Darcy Ribeiro. De acordo com a coordenação, a partir desta quarta-feira, 12, os anais indexados (livros com os 88 artigos de trabalhos apresentados no evento) estarão disponíveis para download no site da Faculdade.

 

 

 

 

 

 

Tags:

publicidade

publicidade