SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Reitores das federais de Itajubá e do Paraná são empossados

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 18/12/2012 19:32 / atualizado em 18/12/2012 19:58

Graduado em engenharia mecânica, Dagoberto Alves de Almeida assume a Unifei (foto: Letícia Verdi/MEC)A expansão da educação superior pública aliada à excelência no ensino. Baseado nesse tema, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, empossou na tarde desta terça-feira, 18, o novo reitor da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), Dagoberto Alves de Almeida, e reconduziu o reitor da Universidade Federal do Paraná, Zaki Akel Sobrinho.Zaki Akel Sobrinho, graduado em administração, foi reconduzido ao cargo de reitor da UFPR (foto: Letícia Verdi/MEC)

 

A expansão, por meio do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), ampliou a democratização do acesso e a interiorização da educação superior no país. Desde 2003, quando o programa foi criado, a rede federal de educação superior triplicou o número de matrículas e chegou a 1,1 milhão em 2012.

 

De acordo com o ministro, os indicadores deste ano foram positivos, mas a exigência de qualidade sempre haverá. “O MEC vai ser muito rigoroso em relação à qualidade, tanto nas instituições públicas de ensino superior quanto nas particulares”, afirmou.

 

Dagoberto Alves de Almeida é graduado em engenharia mecânica pela antiga Escola Federal de Engenharia de Itajubá (Efei); mestre em ciências da engenharia da produção pelo Instituto Alberto Coimbra de Pós-graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); PhD em engenharia de sistemas da manufatura pelo Cranfield Institute of Technology, da Inglaterra. Professor titular da Unifei, Almeida conduziu o projeto de criação do curso de mestrado em engenharia de produção, o primeiro de Minas Gerias.

 

Reitor reconduzido da UFPR, Zaki Akel Sobrinho é graduado em administração por aquela universidade, fez mestrado em administração na UFRJ e doutorado na mesma área na Universidade de São Paulo (USP). É professor do Departamento de Administração-Geral e Aplicada, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, da UFPR. Foi pró-reitor de planejamento, orçamento e finanças no período de 2002 a 2006. Está à frente da universidade paranaense desde 2008.

Tags:

publicidade

publicidade