Ensino_EnsinoSuperior

Em nota de pesar, UNE lamenta mortes de estudantes em Santa Maria

postado em 29/01/2013 12:57
A União Nacional dos Estudantes (UNE) divulgou, nesta terça-feira (29/1), nota de pesar pela tragédia que aconteceu em Santa Maria (RS). O presidente da UNE, Daniel Iliescu, e alguns diretores da entidade estão na cidade para prestar solidariedade às famílias das vítimas. De acordo com a nota, nesta terça-feira haverá uma reunião da UNE com representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), instituição em que estudavam 101 vítimas da tragédia.

Muitos dos estudantes da universidade participaram de dois encontros da entidade entre 18 a 26 de janeiro em Recife e Olinda e voltavam para a casa quando receberam a notícia da tragédia. Na madrugada do último domingo (28), mais de 230 pessoas morreram após incêndio em uma boate na cidade. Várias das vítimas eram estudantes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, já esteve no local da tragédia com a presidente Dilma Rousseuf e deixei à disposição todos os hospitais universitários do estado para atender os feridos.

Leia a nota na íntegra:

A União Nacional dos Estudantes acompanha consternada a tragédia que vitimou 231 pessoas na cidade de Santa Maria, interior do Rio Grande do Sul, na madrugada do dia 27 de janeiro.

O presidente da UNE, Daniel Iliescu, e alguns diretores da entidade estão na cidade de Santa Maria para prestar solidariedade e todo o tipo de apoio que for preciso.

Junto às autoridades responsáveis, a UNE se coloca à disposição para levar conforto a todos os familiares e garantir a devida assistência também aos que ainda se encontram internados, alguns em estado grave.

Haverá nesta terça-feira (29/01) uma reunião da UNE com representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), instituição onde estudavam 101 vítimas da tragédia.

Muitos estudantes da UFSM participaram de dois encontros da UNE entre os dias 18 a 26 de janeiro em Recife e Olinda e voltavam para a casa quando tomaram conhecimento do ocorrido e a perda de amigos.

A ferida que a tragédia de Santa Maria abriu no coração de todos os brasileiros é incurável. A juventude interrompida e o sonho ceifado de cada uma das vítimas deixou o mundo mais triste.

Para superarmos toda esse sofrimento será necessária uma apuração rápida e competente do caso. É urgente que todos os familiares tenham as respostas corretas e todo o tipo de assistência e apoio das autoridades municipais, estaduais e federais.

A sensibilidade das autoridades deve também estar atenta a medidas emergenciais e estruturantes para evitar e prevenir episódios novos. No seu devido tempo é condizente refletirmos ainda sobre espaços públicos mais adequados de lazer com políticas públicas que garantam a interação dos estudantes.

Fica também a nossa mais importante homenagem, que é para todos aqueles que em um instinto heroico ajudaram a salvar vidas durante o resgate das vítimas. Os relatos são de atos impressionantes de pessoas que chegaram até mesmo a perder a sua própria vida para salvar a de um amigo.


A União Nacional dos Estudantes e todos os jovens do Brasil estão de luto.

União Nacional dos Estudantes
29 de janeiro de 2013

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação