SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Funcionários fazem manifestação na UnB contra empresa terceirizada

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 06/02/2013 12:41

Correiobraziliense.com.br

Cerca de 80 pessoas participam de manifestação na praça Chico Mendes da Universidade de Brasília (UnB), na manhã desta quarta-feira (6/2). Os manifestantes são trabalhadores de uma empresa terceirizada que encerrou contrato com UnB em novembro de 2012. De acordo com Francisco José Targno, representante da Comissão dos Trabalhadores Terceirizados da UnB, a manifestação segue até a reitoria para cobrar solução.

Targno informou que mais de 230 trabalhadores não receberam os direitos trabalhistas da empresa Prestacional, que oferece serviços gerais, almoxarifado e copa. A empresa prestou serviços à UnB por três anos. A reivindicação é que a reitoria pague os direitos dos funcionários terceirizados, como férias e Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

"Está no contrato que a empresa deve pagar o trabalhadores, a UnB tem de se responsabilizar pela empresa que contrata", destacou Targno. Segundo o organizador, o dinheiro da Prestacional para pagar os trabalhadores está com a reitoria.

Segundo Targno, na semana passada, um abaixo-assinado foi enviado à reitoria exigindo que a gestão entre com uma ação na Justiça para pedir o bloqueio os bens da Prestacional. Os funcionários alegam que a "empresa Prestacional sumiu".

Os manifestantes também querem que a reitoria não feche contratos emergenciais com empresas terceirizadas, e que a UnB fiscalize estas empresas.

O Correio entrou em contato com a empresa, mas não obteve retorno. A reportagem também acionou a assessoria de imprensa da universidade, mas não obteve posicionamento até a publicação deste texto.

Com informações de Isabela de Oliveira
Tags:

publicidade

publicidade