Ensino_EnsinoSuperior

UnB é a quarta melhor universidade do país, segundo ranking internacional

A lista leva em consideração informações sobre as instituições publicadas na internet

postado em 06/02/2013 18:56
A lista leva em consideração informações sobre as instituições publicadas na internetA nova edição do Webometrics Ranking of World Universities, ranking on-line das melhores universidades do mundo, feito pelo site Webometrics foi divulgada nesta quarta-feira (06/02). A Universidade de Brasília (UnB) foi relacionado como a quarta melhor do país e ficou na 181; posição no ranking mundial.

A Universidade de São Paulo (USP) continua sendo a melhor instituição brasileira na lista, mas desceu quatro posições em relação ao ranking do ano passado. Desta vez, a instituição ficou na 19; posição. Depois da USP, seguem na realação das universidades brasileiras a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (129;), a Universidade Estadual de Campinas (177;), a Universidade de Brasília UnB (181;), a Universidade Federal de Santa Catarina (205;), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (241;), e a Universidade Federal de Minas Gerais (254;).

A lista leva em consideração informações das universidades encontradas na web e a presença e impacto de cada uma delas, ou seja, os conteúdos disponibilizados na internet, especialmente os relacionados a processos de geração e comunicação acadêmica de conhecimento científico. Quatro critérios são utilizados pelo site que criou a lista para calcular a presença de uma universidade na web: o número de páginas do site da universidade em questão encontradas no Google, o número de links externos direcionados ao site da instituição, o volume de arquivos de pesquisa (arquivos em PDF, Word, PowerPoint) encontrados no Google e a quantidade de itens publicados no Google Scholar, que reúne artigos, dissertações e teses.

Ao levar essas questões em consideração, a universidade de Harvard continua na liderança do ranking, seguida da Stanford University e do Massachusetts Institute of Technology. O ranking é considerado o mais amplo entre os que classificam instituições de educação superior. A listagem é feita semestralmente, desde 2004, pela Cybermetrics Lab, empresa espanhola de pesquisa que faz parte do Conselho Superior de Pesquisas Científicas da Espanha.

A lista leva em consideração informações sobre as instituições publicadas na internet

A lista leva em consideração informações sobre as instituições publicadas na internet

A lista leva em consideração informações sobre as instituições publicadas na internet

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação