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Ranking classifica 12 universidades brasileiras entre as melhores do mundo

postado em 07/02/2013 12:51
O Brasil tem 12 universidades entre as 500 melhores do mundo, de acordo com o , divulgado pelo Conselho Superior de Pesquisas Científicas (CSIC), ligado ao governo espanhol e dedicado ao fomento da investigação científica e tecnológica. O levantamento é baseado no impacto que as publicações científicas das instituições de ensino têm na internet. Das universidades brasileiras até a 500; posição, todas são públicas, sendo nove federais e três estaduais.

O primeiro lugar brasileiro coube à Universidade de São Paulo (USP), que ocupa o 19; lugar geral. A USP foi seguida pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (129;), Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (177;), Universidade de Brasília - UnB (181;), Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (205;), Universidade Federal do Rio de Janeiro ; UFRJ (241;), Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (254;), Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho ; Unesp (294;), Universidade Federal Fluminense ; UFF (312;), Universidade Federal do Paraná ; UFPR (364;), Universidade Federal da Bahia ; UFBA (444;) e Universidade Federal do Ceará ; UFCE (482;).

A primeira universidade particular a aparecer no ranking é a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS, na 16; posição nacional e 621; mundial. As dez primeiras posições são ocupadas por universidades norte-americanas, estando a Universidade de Harvard na liderança.

O levantamento avalia as universidades quanto a qualidade do conteúdo publicado, levando em consideração as citações externas ao domínio da página universitária em que a publicação aparece. Além disso, os centros de ensino são avaliados quanto a presença - o número total de páginas hospedadas no domínio da universidade; abertura de arquivos anexados (.pdf, .doc, .docx, .ppt) disponíveis em sites relacionados; e excelência - trabalhos acadêmicos presentes em grandes publicações internacionais.

A pesquisa é divulgada semestralmente desde 2004. O objetivo, de acordo com o site da divulgação, é motivar as universidades a aumentarem a presença na internet. "Caso a performance da instituição estiver abaixo da posição esperada de acordo com a excelência acadêmica que tem, as autoridades deveriam reconsiderar a política na rede e promover um aumento no volume e na qualidade das publicações eletrônicas", informa a metodologia do levantamento.

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