SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Inscrições abertas para seleção de bolsas de estudos na Alemanha

Diferentes programas no Brasil devem selecionar candidatos a doutorado que buscam se especializar no país europeu

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 11/02/2013 15:32 / atualizado em 11/02/2013 15:41

Estão abertas as inscrições para a seleção de bolsas de doutorado na Alemanha. As vagas são para bolsas de doutorado pleno, doutorado-sanduíche e duplo doutorado do programa conjunto DAAD, CAPES e CNPq. O prazo de inscrição é até 18 de março de 2013.

Para efetuar a candidatura, é necessário apresentar projeto de pesquisa, carta de aceitação de orientador na Alemanha, histórico acadêmico, avaliação de conhecimentos de inglês ou alemão, cartas de recomendação, entre outros documentos. As inscrições são realizadas via Plataforma On-line Carlos Chagas, mas uma cópia de toda a documentação requerida deve ser enviada ao escritório do DAAD no Rio de Janeiro.

A seleção divide-se em três fases: análise documental, análise de mérito e entrevista. Na primeira, as agências conferem se a documentação está completa; na segunda, as candidaturas são avaliadas individualmente por consultores especialistas nas respectivas áreas de conhecimentos dos inscritos; na terceira, quando necessário, o candidato é chamado para uma entrevista.

Os candidatos que receberem seis meses de curso de alemão viajam já em outubro deste ano. Os demais, em dezembro ou fevereiro do ano seguinte.Cada agência tem regras próprias. Todas as informações estão disponíveis no edital, publicado nos sites do DAAD, CAPES e CNPq.

Além dessa seleção, interessados em estudar ou pesquisar na Alemanha também podem inscrever para os programas de auxílio para estadias de pesquisa na Alemanha para doutorandos (edital em: http://www.daad.org.br/pt/18314/index.html) e para as bolsas de estudos do programa Ciência sem Fronteiras para doutorado e pós-doutorado.
Tags:

publicidade

publicidade