SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Presidente do STF, Joaquim Barbosa, dá boas-vindas aos calouros da UnB

Ex-aluno da Universidade, ministro Joaquim Barbosa é o convidado especial da recepção aos novos alunos de 2013, no dia 5 de abril. Programação inclui oficinas e tour científico

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 19/03/2013 13:59 / atualizado em 19/03/2013 14:00

De menino pobre da cidade mineira de Paracatu a presidente da mais alta corte do país, Joaquim Barbosa é um dos mais belos exemplos brasileiros da ação transformadora da educação. O atual presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) vai compartilhar sua experiência durante a Cerimônia de Boas-Vindas aos novos alunos da Universidade de Brasília, que ocorre no dia 5 de abril, a partir das 8h30, no Centro Comunitário Athos Bulcão. O evento é aberto a toda a comunidade.

Com o tema "UnB em Ação, uma janela de oportunidades", as Boas-Vindas de 2013 vão mostrar a importância da universidade para a inovação e para a transformação do mundo.  “Sem dúvida, o ministro Joaquim Barbosa é um dos grandes exemplos da importância da universidade na transformação das pessoas. É uma personalidade reconhecida em todo o país”, afirma o reitor da UnB, Ivan Camargo. “Ele fez um grande esforço para articular seus compromissos internacionais com a vinda à UnB, mostrou um grande carinho pela universidade”, completa Ivan.

A coordenadora de Comunicação Institucional da UnB, Daniele Barreto, ressalta que a campanha também pretende mostrar os projetos da universidade. “Queremos mostrar o que é produzido na UnB e que faz a diferença no país e no mundo, os projetos que tiveram grande impacto na comunidade científica, como o carro que estaciona sozinho e a insulina artificial”, diz.

Mariana Costa/UnB Agência
 

Os alunos presentes receberão o kit calouro, composto por um exemplares da revista DARCY, publicação de jornalismo científico da UnB, ecobag, guia do calouro e tíquete de desconto para o Restaurante Universitário (RU). Ao final da cerimônia, previsto para as 12h, os calouros poderão se inscrever para oficinas gratuitas e visitas guiadas pelo Campus Darcy Ribeiro (confira abaixo a programação).

A cerimônia será dirigida pelo reitor da UnB, e contará também com a presença da vice-reitora, Sônia Báo, e dos decanos. Na ocasião, os novos alunos poderão conhecer as atividades dos Decanatos de Extensão (DEX), Assuntos Comunitários (DAC), Ensino de Graduação (DEG) e Pesquisa e Pós-Graduação (DPP). “Esse é o primeiro momento em que a universidade acolhe os novos estudantes. É a possibilidade de mostrar como ela funciona e as oportunidades que oferece”, explica o decano de Ensino de Graduação, Mauro Rabelo.

Mauro comenta que as oportunidades aumentaram com o surgimento dos três novos campi da UnB, em Ceilândia, Gama e Planaltina. “Há projetos que ocorrem nas diversas unidades. O aluno que está chegando precisa se apropriar do que a universidade tem a oferecer”, afirma. Para os alunos dos novos campi, haverá transporte gratuito dos campi Ceilândia, Gama e Planaltina para o Campus Darcy Ribeiro a partir das 7h30, com retorno previsto para as 18h.

Mariana Costa/UnB Agência
Cerimônia de Boas-Vindas realizada em outubro de 2012

Este ano, a cerimônia de Boas-Vindas inova ao ser realizada em conjunto com a já conhecida Aula da Inquietação, que traz um convidado especial para provocar nos alunos a vontade de empreender para um mundo mais promissor. O decano Mauro Rabelo, explica que a data precisou ser mudada para não coincidir com a Sexta-Feira Santa, no dia 29 de março. “Até hoje, a cerimônia de Boas Vindas era realizada na semana anterior ao início do semestre, mas tivemos que transferir para a primeira semana de aula”, argumenta. A campanha de recepção aos calouros ocorre todo semestre, desde 2009.

Acompanhe a programação da campanha de Boas –Vindas pelo facebook (www.facebook.com/universidadedebrasilia ) e pelo Twitter (@secomunb)

PROGRAMAÇÃO

Manhã (Centro Comunitário):  - das 8h30 às 9h30: apresentação dos decanos - 10h: palestra do presidente do STF, Joaquim Barbosa - 12h: encerramento 

Tarde  - 14h: apresentação cultural do grupo de maracatu e batuque Tamnoá (Tambores do Paranoá). Local: Restaurante Universitário (RU) - 14h: apresentação e oficina de Tae Kwon Do. Local: entrada do ICC Sul - das 14h às 16h: Tour Cultural, Tour científico, Oficina de Caiaque, Oficina de Teatro para Não-Atores (saída em frente ao RU)  - 16h: apresentação de peça teatral trabalhada na oficina e nova apresentação do grupo Tamnoá. Local: Teatro de Arena

 

 

Tags:

publicidade

publicidade