Ensino_EnsinoSuperior

CE vota projeto que prevê desconto para bons pagadores do Fies

postado em 22/03/2013 18:18

Os estudantes que obtiverem empréstimos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e forem considerados bons pagadores poderão ter direito a abatimento da dívida. Este é o objetivo do Projeto de Lei do Senado (PLS) , da senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO), que deve ser votado na terça-feira (26) pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE). Se for aprovado e não houver recurso para a votação em Plenário, o projeto seguirá para a Câmara dos Deputados.

Segundo o projeto, o estudante financiado que tiver pagado em dia as prestações equivalentes a pelo menos 75% da dívida terá direito a escolher ente dois benefícios: 25% de desconto, caso opte pela quitação antecipada do saldo devedor total; ou ;bônus de adimplência; de 5% sobre as parcelas vincendas, desde que estas sejam pagas até a respectiva data de vencimento.

;Queremos incentivar e premiar o bom pagador, que, hoje, em uma cultura acostumada à inadimplência, tornou-se a exceção à regra;, argumenta Lúcia Vânia na justificação do projeto.

Criado em 1999, o Fies substituiu o antigo Crédito Educativo no financiamento de cursos de graduação, como forma de ampliar as condições de acesso ao ensino superior. Implantado pela Caixa Econômica Federal, o financiamento beneficia atualmente mais de 400 mil estudantes. Mas, como observa a autora da proposta, vem experimentando o aumento da inadimplência, que atualmente já alcançaria quase 20% dos financiamentos.

Em voto favorável, o relator do projeto na CE, senador Pedro Simon (PMDB-RS), concorda com a autora e afirma que a medida poderá ser um importante incentivo à adimplência. ;Com isso, os gestores do fundo ganham com a redução de despesas para a cobrança de mensalidades em atraso;, afirma Lúcia Vânia no relatório.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação