Ensino_EnsinoSuperior

MEC vai avaliar desempenho de estudantes do curso de medicina no Enade 2013

No total, 13 cursos de bacharelado e 4 tecnológicos serão incluídos no exame. Provas ocorrerão em 24 de de novembro

postado em 28/03/2013 11:51
O Ministério da Educação publicou, nesta quinta-feira (28/3), no Diário Oficial da União, portaria normativa sobre o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) de 2013. Este ano, o exame avaliará estudantes ingressantes e concluintes de 13 cursos de bacharelado e de quatro que conferem diploma de tecnnólogo (confira a relação completa abaixo).

A lista inclui o curso de medicina e de outras áreas da saúde, além de agronomia, zootecnia, serviço social, educação física e agronegócio. A prova do Enade 2013 será aplicada em 24 de novembro, às 13h. Os estudantes farão o exame no município de funcionamento da sede do curso.

Lista de cursos que serão avaliados pelo Enade em 2013
Cursos que conferem diploma de bacharel
- Agronomia
- Biomedicina
- Educação Física
- Enfermagem
- Farmácia
- Fisioterapia
- Fonoaudiologia
- Medicina
- Medicina Veterinária
- Nutrição
- Odontologia
- Serviço Social
- Zootecnia

Cursos que conferem diploma de tecnólogo

- Agronegócio
- Gestão Hospitalar
- Gestão Ambiental
- Radiologia


Regras
Está prevista para 31 de maio a divulgação do Manual do Enade 2013, que estabelecerá os procedimentos técnicos necessários à operacionalização do exame. De acordo com a portaria, serão considerados estudantes ingressantes aqueles que tenham iniciado o curso em 2013 e que tenham concluído até 25% da carga horária mínima do currículo até 16 de agosto.

Já os concluintes, devem ter expectativa de conclusão do curso até julho de 2014 ou ter concluído mais de 80% da carga horária mínima do currículo da Instituição de Ensino Superior até 16 de agosto. Os estudantes concluintes dos cursos superiores de tecnologia devem ter expectativa de término do curso até
dezembro de 2013 ou ter cumprido 75% da carga horária mínima.

Serão dispensados do Enade os estudantes que colarem grau até 31 de agosto e aqueles que estiverem oficialmente matriculados e cursando atividades curriculares fora do Brasil na data de realização da prova.
Essa dispensa deverá ser consignada no histórico escolar do estudante.

[SAIBAMAIS]Calendário

Até 4 de junho, o Instituto de Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) vai disponibilizar as instruções para que as IES façam a inscrição eletrônica dos alunos habilitados, pelo site enade.inep.gov.br. A lista de estudantes inscritos será disponibilizada pelo Inep entre 20 e 30 de agosto.

No período de 22 de outubro a 24 de novembro, os estudantes deverão responder a um questionário obrigatório, pelo site portal.inep.gov.br, para que possam ter acesso individual ao local de prova e à impressão do cartão de informação do estudante.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação