SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

VOLTA ÀS AULAS

UnB recebe mais de 40 mil alunos nesta segunda-feira

Estudantes retornam aos quatro campu para início do semestre. Na sexta-feira, cerimônia de recepção aos calouros e Aula Magna com o ministro Joaquim Barbosa, aberta a comunidade interna externa, marca retomada das atividades

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 01/04/2013 13:34 / atualizado em 01/04/2013 18:25

Agência UnB

O primeiro semestre letivo de 2013 começa nesta segunda-feira, 1º de abril, para os 40.432 alunos de graduação e pós-graduação da Universidade de Brasília. Dentre eles, 4.041 são novos alunos de graduação, aprovados no último vestibular. Para recepcioná-los, a Universidade preparou série de atividades que acontecem nesta sexta-feira, 5 de abril, a partir das 8h30, no Centro Comunitário Athos Bulcão. A cerimônia inclui Aula Magna com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, aberta a toda comunidade da UnB e também ao público externo.

A Prefeitura do Campus (PRC) aproveitou as três semanas de recesso para revitalizar salas, prédios e vias de acesso dos quatro campi da UnB. O reforço da iluminação foi uma das principais ações. “Na rua de serviços do ICC, por exemplo, foram 400 lâmpadas substituídas, com reposicionamento das luminárias. Nas salas de aulas do ICC Sul, 700 lâmpadas foram trocadas”, explicou o prefeito do Campus, Marco Aurélio Gonçalves Oliveira. A iluminação dos estacionamentos da Biblioteca Central e do Minhocão, alvo frequente de reclamações dos alunos, também foi reforçada. “Os estudantes do período noturno, principalmente, vão notar a diferença”, afirma o prefeito.

A Prefeitura também está preparando licitação para a compra de bebedouros industriais, com alta capacidade de vazão, para serem instalados em locais de grande circulação. Quase 100 bebedouros já existentes passaram por manutenção. Prédios e salas receberam limpeza geral, com retoques de pintura. Também foram realizadas ações preventivas para evitar problemas futuros com enchentes. Trabalhadores da Prefeitura fizeram limpeza de calhas, tubulações e bueiros. “Durante o período de seca, vamos contratar empresas para fazer impermeabilização das lajes dos prédios”, explicou Marco Aurélio. “Essas ações são fundamentais, mas precisamos da colaboração dos alunos para preservar o patrimônio da UnB”, concluiu.

Outra novidade neste semestre é a instalação de um posto permanente do Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans) no Campus Darcy Ribeiro. “Essa é uma proposição antiga do DCE. Finalmente conseguimos articular com a Reitoria e com o DFTrans”, afirmou o coordenador de Ensino, Pesquisa e Extensão do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Pedro Ivo Santana. O posto será inaugurado nesta segunda-feira, às 10h, no ICC Sul, sala B1-239. Nos semestres passados, os alunos recarregavam os passes eletrônicos em unidades móveis do DFTrans, que ficavam na Universidade por alguns dias.

AULA MAGNA - A cerimônia de recepção aos calouros será no Centro Comunitário Athos Bulcão, a partir das 8h30. Joaquim Barbosa falará às 10h. A Aula Magna é parte da cerimônia de Boas-Vindas para o novo semestre, voltada para os calouros e para toda a comunidade interna e externa. Os calouros serão recebidos pelo reitor da UnB, Ivan Camargo, e pela vice-reitora, Sônia Báo, e poderão saber mais sobre o funcionamento da UnB por meio de apresentação feita pelos decanos e por representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE). Ao final do evento, poderão se inscrever em oficinas gratuitas e visitas guiadas pelo campus Darcy Ribeiro. Saiba mais aqui.

Tags:

publicidade

publicidade