Ensino_EnsinoSuperior

GDF elogia decisão da UnB de adotar o Enem como forma de seleção

Gustavo Aguiar
postado em 12/04/2013 15:06

o secretário de Educação do DF, Denilson Bento da Costa, elogiou a decisão da UnB.O secretário de Educação do Distrito Federal, Denilson Bento da Costa, enviou uma carta ao reitor da Universidade de Brasília (UnB), aprovando a decisão de a instituição adotar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) em substituição ao vestibular do início do ano. A decisão foi tomada na reunião do Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão da última quinta-feira (11/4) e já passa a valer para o ingresso no 1; semestre de 2014.

"O alcance do Enem é fundamental para a escola pública. A UnB é uma das poucas que não havia adotado ainda, e isso vai mudar a forma de nossos estudantes encarar o exame nacional", explica o secretário.

Bento da Costa tranquiliza os vestibulandos que acreditam que a medida pode prejudicar a qualidade de ensino da universidade. "O Enem é um exame mais democrático que o vestibular, avalia as competências sociais do candidato. A universidade só tem a ganhar com esse perfil de avaliação." Para ele, o método antigo não consegue avaliar as aptidões necessárias para a permanência do aluno na universidade. "É um exame técnico. É a vivência ao longo do curso que diz se o aluno está ou não preparado para o curso que escolheu", argumenta.

No documento enviado ao reitor Ivan Camargo, o secretário garantiu apoio da secretaria ao novo método, e destacou a importância do processo promovido pelo Ministério da Educação (MEC) para promover o acesso de estudantes de escolas públicas ao ensino superior gratuito. "O ENEM/SISU vem se constituindo como mecanismo de acesso mais democrático ao ensino superior federal, ampliando as oportunidades de ingresso, ainda limitadas, por parte dos estudantes das escolas públicas", afirma.

Bento da Costa elogia ainda o sistema de reserva de vagas para estudantes oriundos da rede pública de ensino, adotado pela universidade neste ano.

Confira a carta na íntegra:

"Brasília, 11 de abril de 2013.

Magnífico Reitor,
cumprimentando Vossa Magnificência, reporto-me para informar que a Secretaria de
Educação do Distrito Federal apoia a proposta da Universidade de Brasília que define como
ingresso primário o Sistema de Seleção Unificada ; SISU.

O ENEM/SISU vem se constituindo como mecanismo de acesso mais democrático ao
ensino superior federal, ampliando as oportunidades de ingresso, ainda limitadas, por parte dos
estudantes das escolas públicas.

Aproveito a oportunidade para reiterar que a reserva e ampliação das vagas de ingresso
para estudantes das escolas públicas do Distrito Federal, assegurada pela Lei N; 12.711, de 29
de agosto de 2012, constituiu grande avanço e que a aproximação entre Universidade Pública e
Educação Básica Pública é fundamental para uma sociedade mais justa.

Atenciosamente,

DENILSON BENTO DA COSTA
Secretário de Educação do Distrito Federal"

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação