Ensino_EnsinoSuperior

UnB é a 21ª universidade em ranking das instituições da América Latina

Universidade sobe quatro posições em relação a 2012, mas fica atrás de sete brasileiras. USP lidera a lista pelo 3º ano consecutivo

Gustavo Aguiar
postado em 28/05/2013 10:35
A Universidade de Brasília (UnB) ficou em 21; lugar no ranking das melhores instituições de ensino superior da América Latina. Entre as brasileiras, a instituição ficou atrás de universidades como a Estadual de Campinas, as federais do Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul, e foi considerada a 8; melhor do país.

A Universidade de São Paulo (USP) foi avaliada como a melhor universidade da América Latina, ocupando pelo terceiro ano consecutivo a 1; posição. Destaque também para a Universidade Estadual de Campinas, que ficou no 3; lugar no ranking entre as da América Latina, e em 2; entre as brasileiras. Na frente da UnB estão ainda a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Brasil bem avaliado
Em 2013, das universidades classificadas, 81 são brasileiras, o que põe o país a frente dos demais em desempenho. Além disso, 50 do México, 42 da Colômbia, 30 do Chile, 30 da Argentina, 17 do Peru, nove do Equador, oito da Venezuela, cinco de Cuba, quatro do Uruguai, quatro da Costa Rica, três do Paraguai, cinco do Panamá, três da Guatemala, três da República Dominicana, duas de El Salvador, duas de Porto Rico e uma de Honduras.

Entre as instituições de outros países que ficaram à frente da UnB neste ano, estão duas universidades argentinas, três do Chile, três do México e três da Colombia.

Avaliação internacional
O ranking foi feito pela Quacquarelli Symonds (QS) University Rankings, órgão internacional que avalia instituições de ensino superior ao redor do mundo. A lista das melhores da América Latina foi criada em 2011, e considera as 300 melhores universidaddes da região.

Ao se comparar a mesma avaliação feita pelo órgão no ano passado, a universidade brasiliense subiu quatro posições. Em 2012, apenas 250 universidades foram consideradas. Em 2011, quando a QS começou a classificar as universidades latino-americanas, a UnB ficou em 11; lugar entre as 200 consideradas.

Método
O método usado pelo organismo para destacar as melhores instituições de ensino na América Latina é baseado em sete indicadores-chave que refletem as prioridades e peculiaridades da área em detrimento às necessidades educacionais de outras regiões do mundo. A medida está baseada em avaliar o nível de ensino, a quantidade de pesquisa, a empregabilidade de seus egressos e a presença da instituição na web.

O ranking considera a quantidade de professores pós-graduados presentes em cada universidade, a relação entre o corpo docente e o aluno, o envolvimento da universidade com projetos de pesquisa e a quantidade de artigos científicos publicados em revistas acadêmicas virtuais, e a quantidade de citações desses documentos em outros estudos universitários.

Confira a posição das 30 melhores instituições:
Universidade sobe quatro posições em relação a 2012, mas fica atrás de sete brasileiras. USP lidera a lista pelo 3º ano consecutivo

A lista completa pode ser consultada no site da

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação