SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Aluno da Geografia é premiado pelo Governo do Azerbaijão

Uander Gonçalves dos Anjos é um dos vencedores de concurso com mais de 400 participantes. Recompensa é viagem de intercâmbio ao país europeu

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 28/05/2013 18:08 / atualizado em 28/05/2013 19:54

Agência UnB

Situada na fronteira da Europa com a Ásia, a República do Azerbaijão é um país com mais de nove milhões de habitantes distribuídos em 86,6 mil quilômetros quadrados de território. "É um país pequeno, localizado na região do Cáucaso, no Mar Cáspio”, conta Uander Gonçalves dos Anjos, aluno do 4º semestre de Geografia na Universidade de Brasília, sobre o que conhecia do país até então.

O estudante foi um dos 20 ganhadores do concurso “O que eu sei sobre o Azerbaijão?”, promovido pela Embaixada da República do Azerbaijão no Brasil junto com o Ministério da Juventude e do Esporte do país europeu. Com um pouco de pesquisa pela internet, ele buscou mais informação. "Não era dos países que eu mais conhecia. [O Azerbaijão] fez parte da ex- República da União Soviética e conseguiu a independência recentemente, de fato a partir de 1991”, explica o estudante.

A competição, realizada no início do ano em nível nacional, contou com mais de 400 inscritos, que produziram redações sobre os mais variados aspectos do país - povo; esporte, arte e cultura; idioma, tradições e religião; Azerbaijão na arena internacional; Azerbaijão e Brasil: relações bilaterais, estratégia petrolífera; conflito entre Armênia e Azerbaijão e desenvolvimento econômico. “Minha redação foi sobre o desenvolvimento econômico. Eu gosto de Economia e seria uma oportunidade de aprender mais, queria entender um pouco da economia de lá que é baseada na extração de petróleo”, justifica.

Entre 25 de junho e 05 de julho, o estudante irá desfrutar do prêmio conquistado, um intercâmbio cultural no país tema de suas pesquisas. “Minhas expectativas são as melhores possíveis, porque um dos objetivos da Embaixada do Azerbaijão com esse concurso é estreitar a relação entre os jovens de lá e os daqui”, espera Uander.
Tags:

publicidade

publicidade