SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

UnB discute acordo com instituições indianas

Acordo deve reforçar a relação de cooperação multilateral entre o Brasil e a Índia, que vem se firmando ao longo dos anos.

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 30/05/2013 14:48

Agência UnB

O embaixador da Índia, Ashok Tomar, esteve na Universidade de Brasília (UnB), na última segunda-feira (27), para tratar da assinatura de um acordo entre UnB e duas instituições indianas. O acordo prevê parcerias nas áreas de Tecnologia e de Ciências Humanas e Sociais. Também deve ser firmado o intercâmbio de professores leitores para aumentar o nível de conhecimento sobre os respectivos países.

Ana Flávia Granja, chefe da Assessoria de Assuntos Internacionais (INT) da UnB, conta que a visita é resultado de mais de dois anos de trabalho da INT com a Embaixada da Índia. "A Índia possui diversas instituições de ensino superior de nível internacional e está muito interessada em fomentar a cooperação para pesquisa e inovação com o Brasil", explica. Ela destaca que a aproximação foi reforçada pela presidente Dilma Roussef na reunião de Durban, em recente cúpula dos BRICS.

Índia é o principal parceiro do Brasil nas negociações multilaterais relativas ao papel dos países emergentes nas questões de desenvolvimento global. Os países também atuam conjuntamente no IBAS, BRICS e G4, grupos políticos de cooperação. "Desejamos estreitar laços de cooperação Sul-Sul com um país de fortíssimo potencial tecnológico, político, cultural e social”, informa Ana Flávia.

Ainda durante a reunião, Ashok Tomar convidou o reitor Ivan Camargo para participar na cúpula do IBAS na Índia, na primeira quinzena de julho, caso o Ministro Mercadante acompanhe a presidente Dilma à Índia.
Tags:

publicidade

publicidade