SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Ciência sem Fronteiras abre novas chamadas para graduação no exterior

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 04/06/2013 15:21 / atualizado em 04/06/2013 16:27

O programa Ciência sem Fronteiras (CsF) iniciou nesta terça-feira (4/6) o processo de seleção para graduação sanduíche no Canadá, Alemanha, Estados Unidos, Hungria e Japão. Os estudantes selecionados devem iniciar as atividades no exterior a partir de meados de 2014.

Criado em 2011 com o intuito de promover o avanço da ciência, tecnologia, inovação e competitividade industrial, o CsF é o principal programa de mobilidade acadêmica no exterior do governo. Até o momento, 41.133 bolsas para 35 países já foram concedidas, sendo 23.581 em 2012 e 17.282 neste ano. Fabi Corralo Kuhlman, 24 anos, é um dos 19 mil bolsistas que atualmente estudam fora do país. A jovem paulistana, que cursa engenharia biomédica na Universidade Federal do ABC (UFABC), está estudando biomecânica desde o início do ano na University of Western Australia, localizada na cidade de Perth.

Como teria aulas em inglês, Fabi teve que se preparar antes da viagem e prestou o Teste de Inglês como uma Língua Estrangeira (Toefl) especificamente para o intercâmbio. A estudante conta que os professores pressupoem que os alunos estrangeiros saibam se virar bem no idioma e que a avaliação é a mesma para todos os alunos, sejam australianos ou não. Para Fabi, a duração de um ano da bolsa é essencial : "Um semestre é muito pouco. Leva um tempo para se adaptar ao fuso, ao ritmo da universidade, ao transporte público. Se eu estivesse voltando agora, eu não teria aproveitado tudo o que poderia aqui". Com bolsa até fevereiro de 2014, a jovem  planeja participar de um trabalho de pesquisa nos laboratórios da própria universidade no próximo semestre.

Aos interessados em participar do CsF, Fabi recomenda muito estudo, paciência para lidar com os aspectos burocráticos e disposição para enfrentar eventuais dificuldades durante o período fora do país. "É uma experiência maravilhosa, vale muito a pena, mesmo estando distante da família e dos amigos.O crescimento que um intercâmbio proporciona não tem preço. E eu tenho certeza que fará diferença para a minha formação acadêmica, mas mais ainda para o aspecto pessoal", afirma.

Para participar do atual processo de seleção, o estudante deve comprovar que obteu nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) igual ou acima de 600 pontos em teste realizado após 2009. As inscrições seguem até 8 de julho. O candidato pode obter mais detalhes sobre o cronograma de cada chamada no site do CsF ou pelo telefone 0800 616161.

Tags:

publicidade

publicidade