SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

ENSINO SUPERIOR »

Hora de encarar o vestibular

Candidatos fazem provas na Universidade de Brasília amanhã e domingo. Quem concorre pelo Sistema de Cotas para Negros pode agora agendar a entrevista pelo site do Cespe. Neste certame, as questões discursivas serão classificatórias

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 07/06/2013 18:00 / atualizado em 07/06/2013 11:15

Mariana Laboissière

Ed Alves
Quase 24 mil candidatos se inscreveram para o 2º vestibular 2013 da Universidade de Brasília (UnB), cujas provas serão aplicadas amanhã e depois em cidades do Distrito Federal, Goiás e Minas Gerais. Eles vão disputar 4.219 vagas oferecidas em 97 cursos, espalhados nos quatro câmpus da instituição (confira Fique atento). Nos dois dias, os portões serão abertos às 13h e os concorrentes terão cinco horas para responder às questões.

Do total de inscritos, 23,2 mil concorrem a 2.813 vagas pelo Sistema Universal. Para o de Cotas para Negros, com 850 oportunidades, são 2.491 candidatos, e para o de Cotas para Escolas Públicas foram registradas 7.445 inscrições. Nessa última modalidade, são oferecidas 556 vagas. Neste fim de semana, 685 alunos vão fazer o vestibular como treineiros.

 Além do recém-criado curso de fonoaudiologia, a ser ministrado em Ceilândia, outra novidade desta edição refere-se à mudança no critério de análise das questões do tipo D, isto é, as discursivas. A partir de agora, elas passam a ter caráter classificatório e não mais eliminatório, como nos certames passados. Com isso, o fato de o candidato obter resultado nulo nesses itens não inviabilizará a aprovação no vestibular.

Outro ponto que merece destaque é o agendamento de entrevistas para estudantes que concorrerão pelo Sistema de Cotas para Negros. Nos vestibulares anteriores, esses candidatos, após serem aprovados, eram convocados a comparecer na UnB em datas preestabelecidas. De agora em diante, eles devem fazer o agendamento pela página do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (www.cespe.unb.br) indicando os melhores dia e horário de comparecimento dentro de um período a ser sugerido pela instituição.

 “Ainda vamos divulgar os dias possíveis para marcação. Por isso, as pessoas devem ficar atentas. À medida que determinado horário for preenchido, o estudante terá de optar por outro”, esclarece o coordenador acadêmico do Cespe, Marcus Vinícius Soares. “De toda forma, a medida foi tomada no sentido de trazer mais conforto para os candidatos”, argumentou. Quem não cumprir essa etapa deixará de concorrer pelo Sistema de Cotas para Negros e continuará na disputa apenas pelo Sistema Universal.

Disciplinas

Amanhã, os candidatos respondem questões das seguintes disciplinas: língua estrangeira; língua portuguesa e literaturas de língua portuguesa; geografia e história; artes — artes cênicas, visuais, e música; filosofia e sociologia. Também terão de elaborar uma redação. No domingo, os concorrentes precisam enfrentar provas de biologia, física, química e matemática.

Está prevista para 12 de junho, a partir das 19h, a divulgação dos gabaritos preliminares dos itens do tipo A, B e C . Em 9 de julho, no mesmo horário, sai o resultado provisório das questões do tipo D e da redação. A relação com o nome dos selecionados em primeira chamada será publicada em 24 de julho, a partir das 17h no endereço eletrônico do Cespe. Também será possível ter acesso ao resultado nos câmpus da UnB.

Esta é terceira vez que o estudante Matheus Sanvito, 18 anos, prestará o vestibular da UnB. Embora tenha alcançado notas para passar em diversos cursos da instituição, sempre almejou entrar para medicina. “Meu primo é um grande incentivador. Como ele é graduado na área, fala muito bem e diz que o exercício (da profissão) é apaixonante. Além disso, minha mãe sempre sonhou que eu me torna médico”, revela. Sanvito se diz preparado. “Confiando no que sei, diria que dá para fazer a prova sem problemas. Mas contamos com uma série de outros fatores que envolvem sorte, como nosso estado emocional”, pondera.

Fique atento =

Horário
» Provas começam a ser aplicadas a partir das 13h, no sábado e no domingo
» Nos dois dias, o candidato deve comparecer ao local designado para a realização das provas com antecedência mínima de uma hora do horário fixado

O que levar

» Documento de identidade original do candidato (incluindo Passaporte);
» Comprovante de inscrição do candidato ou de pagamento da taxa de inscrição;
» Caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente.

Provas Amanhã

» Língua estrangeira; língua portuguesa e literaturas de língua portuguesa; geografia e história; artes (artes cênicas, artes visuais, música); filosofia e sociologia.

Domingo
» Biologia, física, química e matemática.

Cronograma
12 de junho
» A partir das 19h: divulgação dos gabaritos preliminares das questões tipo A, B e C.

9 de julho

» A partir das 19h: divulgação dos gabaritos preliminares das questões do tipo D e da redação.

24 de julho

» A partir das 17h: divulgação dos nomes dos candidatos aprovados em primeira chamada.

 

Tags:

publicidade

publicidade