SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Estudantes de Engenharia competirão em evento de tecnologia na Alemanha

Pela primeira vez, desafio patrocinado pelo Google contará com participantes brasileiros

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 12/06/2013 14:48

Agência UnB

Uma equipe formada por sete alunos dos cursos de Engenharia Elétrica e Redes de Comunicação teve proposta selecionada para participar do 3º Maniac Challenge, competição de comunicação móvel que acontecerá de 27 de julho a 2 de agosto na Universidade de Berlim, na Alemanha. Dos sete integrantes da equipe, seis ainda cursam o terceiro semestre de curso. Quatro estudantes participam do Programa Jovens Talentos para a Ciência; dois são do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e um aluno é voluntário.

No desafio de 2013, a proposta é verificar a viabilidade do uso de redes ad hoc entre dispositivos de comunicação móvel (smartphones, tablets, etc) para escoar o tráfego de dados e aliviar a rede de comunicação principal de operadoras de telefonia móvel. A ideia é tentar fazer com que os usuários participem ativamente da infraestrutura de comunicação. Ou seja, os dispositivos atuam também como roteadores de pacotes de dados, repassando-os, e tomando decisões sobre encaminhamento (rotas) para os destinos finais.

Em termos práticos, será possível que o usuário, por meio de seu telefone receba, da operadora, um pacote de dados que poderá compartilhar em algum local, funcionando como um roteador móvel. Essa medida descentraliza o fornecimento de dados, criando pontos de emissão remotos. "O desafio é captar pessoas dispostas a fazer esse compartilhamento. No futuro, as operadoras poderão oferecer recompensas, como descontos em tarifas telefônicas", afirma o professor Marcelo Carvalho, do Departamento de Engenharia Elétrica.

O termo MANIAC vem de Mobile Ad Hoc Networking Interoperability and Cooperation (MANIAC) Challenge. A cada ano, é lançado o edital com um desafio tecnológico, e as universidades enviam para a comissão avaliadora uma possível solução. A comissão seleciona os melhores projetos e os convoca para avaliar a proposta mais adequada por meio da competição.

O desafio acontecerá paralelamente à 87ª reunião da Internet Engineering Task Force (IETF) sobre protocolos e normas referentes à internet cujo objetivo é debater assuntos relacionados a evoluções na arquitetura e no funcionamento da internet. Na ocasião, será anunciado o vencedor do Maniac Challenge 2013.

Patrocinado pelo Google e pela Internet Society a competição envolve, tipicamente, alunos de pós-graduação, e é a primeira vez que o Brasil tem uma equipe representante no evento. Para o professor Marcelo Carvalho, que está acompanhando os alunos, o nível da graduação não será um empecilho na competição. "A equipe é jovem e aplicada. Deixo-os bem livres para a elaboração da estratégia e da programação, creio que faremos um bom projeto” disse. "Agora só falta conseguirem patrocínio para fazer a viagem", completa o professor.   

A equipe da UnB é formada pelos alunos Gabriel Kalejaiye, João Rondina, Leonardo Albuquerque, Tais Pereira, Luiz Campos, Raphael Melo e Daniel Mascarenhas.
Tags:

publicidade

publicidade