SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Kumiko Mizuta é professora emérita da UnB

Sessão solene em homenagem à docente do Instituto de Ciências Biológicas ocorreu nesta sexta-feira, no auditório da Reitoria

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 17/06/2013 17:01 / atualizado em 17/06/2013 17:06

Agência UnB

Em solenidade repleta de discursos comovidos, a bióloga Kumiko Mizuta ingressou, nesta sexta-feira (14), no seleto rol de professores eméritos da Universidade de Brasília. Com 25 anos de carreira na instituição, a docente foi homenageada por colegas e alunos que acompanharam sua trajetória na UnB. “Fiquei impressionado com a carga de emoção no auditório quando a professora entrou”, comentou o reitor Ivan Camargo.
Mariana Costa/UnB Agência


Durante a solenidade, o professor de Biotecnologia da Universidade do Amazonas (UFAM) Spartaco Astolfi Filho, ex-aluno de Kumiko, elogiou a homenageada. “É um momento muito importante, pois todos reconhecemos a competência e dedicação da Kumiko como professora, pesquisadora e amiga”, disse. O título de professor emérito é concedido ao docente aposentado na universidade que tenha alcançado uma posição de destaque em seu campo de atuação.

A nova professora emérita enfatizou o desejo de unir a teoria produzida e debatida na universidade à prática do dia a dia. “Sempre procurei atentar para a necessidade de romper o laço existente entre a pesquisa acadêmica e a transferência de tecnologia para os setores produtivos”, disse. 

Ao encerrar a cerimônia, o reitor Ivan Camargo felicitou a professora homenageada, agradecendo-a pelos serviços e cooperação prestados à UnB. “Eu saio desse evento absolutamente emocionado e com a certeza de que estamos cumprindo nosso dever”, acrescentou. 

TRAJETÓRIA
Graduada pela Universidade Federal de São Paulo, em 1968, a professora Kumiko iniciou sua carreira acadêmica na UnB em abril de 1969, no Instituto de Ciências Biológicas (IB) e continuou a contribuir com atividades de ensino, pesquisa e extensão do instituto mesmo após sua aposentadoria, em 1992. Também atuou em pesquisas de órgãos de saúde como a Fundação Hemocentro o instituto Jardim Botânico.
Tags:

publicidade

publicidade