SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Gestores serão capacitados com base em modelo de excelência

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 18/06/2013 15:55

Gestores dos hospitais universitários federais serão capacitados a partir de modelo de excelência em atenção à saúde e gestão hospitalar. É o que prevê o projeto Capacitação e Planos Diretores 2013-2014 dos Hospitais Universitários Federais, viabilizado por cooperação firmada entre a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e o Hospital Sírio-Libanês.

O compromisso foi assinado na segunda-feira, 17, em Brasília, seguido da primeira reunião de trabalho do comitê de direção do projeto, constituído por representantes do hospital e da Ebserh.

O Sírio-Libanês é um dos hospitais de excelência do país e está entre as principais instituições responsáveis pela formação e capacitação de profissionais para o Sistema Único de Saúde (SUS), em parceria com o Ministério da Saúde. No triênio 2009-2011, os programas desenvolvidos pelo Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa capacitaram aproximadamente 30 mil profissionais da rede pública de saúde de todo o Brasil. No triênio 2012-2014, mais 12 mil pessoas participarão dessas atividades, com ferramentas inovadoras de ensino-aprendizagem.

Na avaliação do presidente da Ebserh, José Rubens Rebelatto, o objetivo do trabalho conjunto é garantir às unidades as condições para a oferta de serviço de qualidade de atenção à saúde da população e a formação dos profissionais de saúde do país. “Buscamos com essa parceria levar os hospitais da rede à condição de excelência nos serviços prestados, exclusivamente por meio do SUS, com o padrão do Hospital Sírio-Libanês”, destacou.

“Com a assinatura desta colaboração com a Ebserh, abrimos mais uma importante frente para cumprir a missão de levar uma medicina de qualidade a uma parcela cada vez maior de brasileiros”, afirmou o superintendente de estratégia corporativa do Hospital Sírio-Libanês, Paulo Chapchap.

Multiplicadores
Na primeira etapa do projeto, participarão gestores de dez hospitais universitários. Posteriormente, eles atuarão como multiplicadores da metodologia para as demais unidades da rede. Cada hospital indicará dez participantes. Entre as áreas de capacitação estão legislação de gestão de pessoas em saúde, gestão clínica e hospitalar, humanização do atendimento à saúde, adequação às normas e legislação do SUS, hotelaria hospitalar, gestão de obras e engenharia clínica e processos de regulação.

Com duração de 10 meses, o programa de capacitação será realizado em encontros presenciais e atividades a distância, com acompanhamento de tutores e facilitadores. Ao final do programa, os hospitais terão desenvolvido seus respectivos planos diretores.

A iniciativa integra as ações do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que tem como um dos objetivos a melhoria dos processos de gestão dos hospitais vinculados às instituições federais de educação superior.
Tags:

publicidade

publicidade