SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Texto da CGU sobre gestão de recursos de universidades será debatido hoje

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 02/07/2013 11:48 / atualizado em 02/07/2013 11:48

Agência Câmara

Três comissões da Câmara debatem hoje o texto publicado pela Controladoria Geral da União (CGU) sobre a gestão de recursos das instituições federais de ensino superior. A edição do documento, que contém 122 perguntas e respostas formuladas e respondidas por auditores da CGU, causou polêmica entre os docentes. A audiência pública será realizada conjuntamente pelas comissões de Fiscalização Financeira e Controle, de Educação, e de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática.

O texto, chamado de Coetânea de Entendimentos, contém 122 perguntas e respostas formuladas respondidas por auditorias da CGU sobre a gestão de recursos das instituições federais de ensino superior. O texto deverá ser enviado às universidades federais de ensino superior pelo Ministério da Educação.

O primeiro a protestar contra o documento, chamado de Coletânea de Entendimentos, foi o professor Luiz Pinguelli Rosa, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pinguelli diz que o texto é autoritário, stalinista e fere a autonomia universitária. Em resposta, o ministro da Controladoria Geral, Jorge Hage, afirma que Pinguelli diz bobagens e que está apenas querendo defender um colega expulso da universidade por improbidade.

Em artigo publicado no jornal O Globo em 25 de fevereiro, Pinguelli compara a coletânea aos excessos de Joseph Stalin satirizados na "Revolução dos bichos” de George Orwell.


Foram convidados para o debate:

-o ministro da Educação, Aloizio Mercadante;

-o ministro-chefe da Controladoria-Geral da União, Jorge Hage;

-o presidente do Tribunal de Contas da União, mininistro Augusto Nardes;

-o secretário de Educação Superior do Ministério da Educação, Paulo Speller;

-o diretor do Coppe/RJ, Luiz Pinguelli Rosa; e

-a presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Helena Nader.


A audiência pública será às 14h30, no Plenário 13.

Tags:

publicidade

publicidade