SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Unidades terão mecanismos de controle e gestão aperfeiçoados

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 04/07/2013 19:13

Profissionais que atuam nos hospitais universitários federais de todo o país participarão de ações de capacitação e qualificação da gestão para o aperfeiçoamento dos processos de compras e contratos executados por cada unidade. A iniciativa, coordenada pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), faz parte do projeto Capacitação e Planos Diretores 2013-2014 dos Hospitais Universitários Federais. A parceria para execução do projeto foi firmada em junho com o Hospital Sírio-Libanês.

A necessidade da criação de mecanismos de controle e de qualificação da gestão nos hospitais universitários federais foi apontada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) em acórdão publicado a partir de auditorias realizadas em 23 das 46 unidades. Foram identificadas fragilidades em relação a processos de licitações e contratos executados.

Classificado como um dos seis hospitais de excelência do país, o Sírio-Libanês é uma das principais instituições responsáveis pela formação e qualificação de profissionais para o Sistema Único de Saúde (SUS), em parceria com o Ministério da Saúde.

Os gestores serão capacitados em legislação em saúde, gestão clínica e hospitalar, humanização do atendimento, adequação às normas do SUS, hotelaria hospitalar e gestão de obras, entre outras áreas. Está prevista também a revisão do modelo de gestão e fiscalização dos contratos, capacitação dos pregoeiros, adequação à legislação vigente, avaliação dos atuais sistemas eletrônicos de compras e o planejamento de novos sistemas para controle e prestação de contas. Na área de recursos humanos, o projeto prevê a definição de indicadores de desempenho e de metas a serem alcançadas em curto, médio e longo prazo.

Auditoria
Ao mesmo tempo em que atua na capacitação dos profissionais, a Ebserh coordena a implantação do Aplicativo de Gestão dos Hospitais Universitários Federais (Aghu), sistema informatizado de efetivo controle de estoque dos hospitais. A medida permitirá o planejamento das aquisições e maior eficiência na aplicação dos recursos existentes. A implantação de unidades de auditoria interna nos hospitais é outra iniciativa da Ebserh. Vinculadas à auditoria-geral da empresa, as unidades de controle dos hospitais universitários do Piauí e de Brasília já foram instaladas. Os próximos a receber a estrutura serão o Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e o Hospital Universitário do Maranhão.
Tags:

publicidade

publicidade