UnB promove 1ª Semana da Internacionalização

Evento busca ampliar as relações da universidade com outras instituições no exterior

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 08/07/2013 18:01 / atualizado em 08/07/2013 18:21

O Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade de Brasília (UnB), e o Decanato de Assunstos Internacionais (INT) vão promover a primeira Semana de Internacionalização da instituição. O evento, que começou hoje, leva até os câmpus do Gama e Darcy Ribeiro, na Asa Norte, debates e atividades que buscam alavancar as relações da universidade com instituições estrangeiras.

Para isso, ao longo dos cinco dias de programação, até sexta-feira (12), professores e representantes de instituições de ensino conversarão com os alunos da UnB, explicando programas, apresentando oportunidades e esclarecendo dúvidas. Estão previstas palestras específicas para cada área de conhecimento - como humanidades, exatas, saúde. Além disso, o encontro vai apresentar panorama geral sobre a vivência acadêmica no exterior, assim como duas palestras sobre o programa de intercâmbio Ciência sem Fronteiras (CsF), do governo federal.

Segundo Nikolas Powidayko, coordenador do Dce, a ideia surgiu de uma demanda antiga dos estudantes, que sempre procuraram informações mais sólidas sobre o assunto. “Já no ano passado trouxemos algumas atividades do tipo para dentro da universidade e o feedback foi bastante positivo. Com o interesse por intercâmbio cada vez maior, a Semana da Internacionalização traz um debate pertinente para a nossa comunidade”, afirma.

Entre os estudantes o projeto é bem recebido. Thaisa Galvão, que vai estudar por um semestre na Espanha a partir de setembro, conta que enfrentou dificuldades durante seu processo de aplicação para os programas de intercâmbio oferecidos pela UnB. A estudante explica que, tanto no CsF quanto no edital interno da UnB, as informações eram desencontradas. “Estou indo para a Europa dentro de alguns meses, mas muitas coisas ainda são uma incógnita para mim. Acredito que programações como essas ajudam os alunos a se guiarem melhor”, opina.

De acordo com Leonardo de Souza, do Decanato de Assuntos Internacionais, aproximadamente 120 estudantes da UnB são contemplados, semestralmente, com bolsas em universidades estrangeiras. Espanha e França aparecem no topo da lista, entre os principais destinos.

AGENDE-SE
I Semana de Internacionalização da UnB


SEGUNDA 08/07
18h: Palestra do INT/UnB (anf. 12)

TERÇA 09/07
12h: Roda de discussão "Vivência Internacional" (IPOL/IREL)
13h: Show da banda Blended 328 (ceubinho)
16h: Palestra "Evolução da Defesa da Concorrência no Brasil" com a dra. Ana Paula Martinez (IPOL/IREL)
18h: Palestra "China e o Atlântico Sul" com a profa. Adriana Abdenur (IPOL/IREL)

QUARTA 10/07

12h: Palestra Ciência Sem Fronteiras (FGA)
12h: Palestra "Oportunidades no Exterior: área Ciências Sociais" (IPOL/IREL)
12h: Palestra "Oportunidades no Exterior: área Ciências Naturais e da Terra" (auditório 4 do IB)
18h: Palestra Ciência Sem Fronteiras (FT)
12h: Palestra "Oportunidades no Exterior: área Artes e Humanidades" (anf. 12)

QUINTA 11/07
12h: Palestra "Oportunidades no Exterior: área Exatas e Tecnologia" (auditório do ENC/FT)
12h: Palestra "Oportunidades no Exterior: área Ciências da Saúde" (auditório 4 do IB)
18h: Palestra Fundação Estudar (IPOL/IREL)

SEXTA 12/07
13h a 20h: Feira de Internacionalização (Ceubinho)
22h: Happy Hour das Nações (estacionamento do CC)

OBS: os locais das palestras de oportunidades no exterior áreas Ciências Naturais e da Terra, e de iências da Saúde estão a confirmar.

Tags: