Ensino_EnsinoSuperior

Professores e servidores da UnB farão paralisação nesta quinta-feira

postado em 09/07/2013 17:48
O Sindicato dos Trabalhadores da Fundação de Brasília (Sintfub) e a Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (ADUnB) vão paralisar as atividades na próxima quinta-feira (11/7). De acordo com Antônio Cesar Guedes, coordenador geral do Sintfub, a decisão veio em apoio ao ato geral dos servidores federais, proposto pela Central Única dos Trabalhadores (Cut), que também ocorrerá na próxima quinta.

Segundo Guedes, o Sintfub não apresentou uma pauta exclusiva da UnB, mas ele ressalta que a paralisação é importante, por causa atual momento político vivenciado no país. Entre os pontos ressaltados pelos manifestantes estão revindicações como melhores salários e condições de trabalho, anulação da reforma previdenciária de 2003 e o fim da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERSH) - empresa privada criada pelo governo federal para gerenciar os hospitais universitários. Guedes informa também que as atividades não são sinalizações de greve, mas um movimento necessário para os debates da categoria.

O coordenador geral da Sintfub explica que a orientação é de paralisação geral dos trabalhos pelos técnicos da universidade ao longo de todo o dia. ;Estamos espalhando cartazes, anunciando com carro de som. Nosso objetivo é levar o maior número de servidores possível para o encontro desta semana;, conta. Bernhard Georg Neto, membro da diretoria da ADUnB, explica que os professores devem parar apenas durante o ato na Esplanada, as atividades dos docentes serão suspensas somente a partir das 15h.

Nacionalmente, o movimento conta com o apoio de diversas entidades. Em nota divulgada pela Federação de sindicatos de trabalhadores em educação das universidades brasileiras (Fasubra), a manifestação é um ato em prol não somente da educação, mas de todos os pontos fundamentais para o desenvolvimento de um país melhor - como saúde, segurança, saneamento e o combate à corrupção.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação