SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Filme dirigido por ex-aluno da FAC estreia em Brasília nesta sexta

Longa-metragem de Adirley Queirós que documenta a criação de Ceilândia chega às telas de cinema de cinco capitais do Brasil

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 12/07/2013 16:01 / atualizado em 12/07/2013 16:09

Agência UnB

Breitner Tavares/UnB Agência
O documentário A cidade é uma só?, escrito e dirigido pelo ex-aluno da Faculdade de Comunicação (FAC) Adirley Queirós, estreia em circuito comercial nesta sexta-feira (12) em Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiânia e Brasília. Na capital federal, o filme será apresentado ao público no Espaço Itaú do shopping Casa Park.  “A chegada aos cinemas é não só uma conquista política e pessoal, mas uma forma de reivindicar uma sala de cinema em Ceilândia”, explica o diretor.

Adirley desencadeia o enredo a partir das lembranças da personagem Nancy, menina de 12 anos que sonha em ser cantora e que foi recrutada para fazer parte do coral que cantava o jingle A cidade é uma só. A música fazia parte da Campanha de Erradicação de Invasões (CEI), que promoveu a remoção e transferência de cerca de 800 mil moradores dos arredores de Brasília para a Ceilândia. Posteriormente, a sigla deu origem ao nome da cidade. “Brasília era como uma terra de oportunidades. Pessoas de todo o país vieram para cá. No fim, a capital se tornou uma grande favela e isso incomodou o governo”, conta Adirley.

O longa, que em 2012 ganhou prêmio de melhor documentário na 15ª edição da Mostra de Tiradentes, narra a história da cidade de Ceilândia, quando era ainda uma espécie de "assentamento" improvisado pelo governo para abrigar as famílias retiradas do centro de Brasília. Atualmente, é considerada a cidade mais populosa do Distrito Federal, situada a cerca de 40 km da capital.

Além da Mostra de Tiradentes, o documentário foi premiado como melhor filme no DOC BH, maior festival do gênero na América Latina, na Semana dos Realizadores, no Rio de Janeiro, além de eventos em Amsterdã, Buenos Aires e Paris.
Tags:

publicidade

publicidade