Ensino_EnsinoSuperior

Estudantes de medicina devem fazer revalida este ano

postado em 12/07/2013 18:05
Estudantes de universidades brasileiras também poderão fazer, neste ano, o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas (Revalida). O Ministério da Educação (MEC) decidiu aplicar a prova como uma forma de avaliar a matriz curricular das faculdades de medicina do país. O exame não será obrigatório, e, entre os brasileiros, será aplicado exclusivamente para alunos do sexto ano.

O exame é tradicionalmente voltado aos médicos cujos diplomas são de instituições fora do país. Os parâmetros colhidos pela pasta entre os médicos graduados no Brasil poderão servir de base de comparação do desempenho entre eles e os que se graduaram fora. Para ambos os grupos, a prova será realizadada no mesmo dia, mas ainda não há uma data definida para a aplicação.

Inicialmente os alunos brasileiros passarão pelo teste apenas neste ano. Não há informações sobre quantos estudantes ou quais universidades serão submetidos a prova. A medida foi anunciada quatro dias após o lançamento do Programa Mais Médicos, do governo federal.

Revalida

O Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) foi instituído ainda em 2011 por meio da Portaria Interministerial n; 278. A prova é orientada pela Matriz de Correspondência Curricular para Fins de Revalidação de Diplomas de Médico Expedidos por Universidades Estrangeiras. Cinco áreas compõem o teste: cirurgia, medicina de família e comunidade, pediatria, ginecologia-obstetrícia e clínica médica.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação