Ensino_EnsinoSuperior

Programa Mais Médicos tem 11.700 inscritos até esta quarta-feira

Do total de cadastrados, 9.366 se formaram no Brasil e 2.335 no exterior

postado em 17/07/2013 17:12

O programa Mais Médicos, do governo federal, já tem 11.700 médicos e 753 municípios inscritos até esta quarta-feira (17/7), segundo informações do Ministério da Saúde. Do total de profissionais cadastrados, 9.366 se formaram no Brasil e 2.335 no exterior, 10.786 são de nacionalidade brasileira e 915 estrangeiros. O balanço completo sobre foi divulgado esta tarde pelo ministério.

Lançado pela presidente Dilma Rousseff na semana passada, o programa ampliará a presença de médicos em regiões carentes, como municípios do interior e periferias de grandes cidades. Profissionais brasileiros terão prioridade para participar da iniciativa, que vai beneficiar cada integrante com bolsa de R$ 10 mil. Médicos estrangeiros terão de realizar treinamento em universidades brasileiras antes de começarem a trabalhar. Só serão selecionados médicos que atuam em países que tenham mais de 1,8 médicos por mil habitantes, com registro comprovado naquele país e que tenham conhecimento da língua portuguesa. Os participantes serão acompanhados por instituições públicas de ensino.

[SAIBAMAIS]As inscrições para programa seguem abertas até 25 de julho e podem ser feitas pelo site do Ministério da Saúde: . O Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou que os municípios ao se inscreverem devem indicar a unidade de saúde em que há falta de médicos na sua região. ;Estamos acompanhando diariamente as inscrições de médicos e municípios. Temos um cadastro que mostra a infraestrutura das unidades básicas de saúde e, além de checarmos isso, os municípios tem que aderir aos programas do Ministério da Saúde para melhorar sua infraestrutura;, afirmou Padilha.

Denúncias
Para verificar o real interesse dos médicos em participar da iniciativa, a Ouvidoria do Sistema Único de Saúde entrará em contato com os profissionais que já se inscreveram no programa e que apresentem inconsistência no cadastro. A medida foi tomada após o ministério receber uma série de denúncias relatando que grupos têm utilizado as redes sociais para disseminar propostas para inviabilizar e atrasar a implementação da chamada de profissionais. A ideia destes grupos seria gerar um alto número de inscrições formais e, posteriormente, provocar uma desistência em massa, prejudicando os reais interessados na participação da iniciativa.

;O primeiro interesse que tem que ser atendido é o interesse da população, sobretudo aquela que não tem médicos perto de onde vive e trabalha. Estamos estimulando os médicos brasileiros a participar do programa, mas não queremos ninguém que esteja fazendo qualquer tipo de sabotagem para atrasar um programa que visa oferecer médicos para a população;, ressaltou Padilha. Diante das denúncias, o Ministério da Saúde já pediu o acompanhamento pela Polícia Federal das inscrições no programa.

Com informações do Ministério da Saúde

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação