SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Estudantes universitários simulam atividade parlamentar na Câmara

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 23/07/2013 19:10 / atualizado em 23/07/2013 20:05

Até sexta-feira, a Câmara está ocupada por um tipo diferente de deputados. São 130 jovens universitários que, durante esta semana, simulam o trabalho de um parlamentar de verdade. Outros 14 estudantes imitam o trabalho da imprensa que acompanha as atividades do Congresso Nacional. Toda essa movimentação faz parte do projeto Politeia do Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília (UnB), em parceria com a Câmara dos Deputados.

A relações públicas Déborah Achcar, chefe do Serviço de Programas Institucionais e Relacionamento com a Comunidade da Câmara, disse que a compreensão sobre o funcionamento do Legislativo é útil para a geração que vem se manifestando nas ruas. “O conhecimento traz entendimento. O entendimento torna a pessoa mais participativa. Você só ir para a rua, gritar o que você quer, sem entender como esse processo funciona, no final não resulta em nada porque tudo tem um caminho. E esse caminho a gente ensina aqui.”

Antes de chegar à Câmara, os estudantes tiveram um curso sobre as regras de funcionamento da Casa e elaboraram propostas fictícias de leis. São 140 propostas (133 projetos de lei e 7 projetos de lei complementar) que estão servindo como base para as discussões.

Aprendizado
O estudante Diego de Moraes, de Tocantins, disse que, durante a simulação, aprendeu que projetos de lei precisam passar por várias comissões antes de serem aprovados, o que demanda tempo. “Por isso que problemas emergenciais não são resolvidos na hora. E isso a população não compreende muito. A partir do momento em que eu tenho esse conhecimento, eu posso multiplicar para a sociedade.”

Para o estudante de Ciência Política André Atadeu, de Brasília, experimentar na prática o que vive um parlamentar ajuda na conscientização política dos jovens. André Atadeu foi eleito o presidente dessa Câmara dos Deputados fictícia.

Simulação anual
A simulação do trabalho dos deputados federais pode ser acompanhada pela internet, no site do E-democracia da Câmara (http://edemocracia.camara.leg.br/). O projeto Politeia é realizado todos os anos. Para participar, o jovem precisa ser estudante universitário e pagar uma taxa de inscrição de R$ 105.

Esta é a sétima vez que a Câmara participa como parceira do Politeia, que chega a sua 8ª edição.
Tags:

publicidade

publicidade