Ensino_EnsinoSuperior

4.657 profissionais concluem cadastro no Mais Médicos

postado em 29/07/2013 20:20

No encerramento do primeiro mês de seleção do programa Mais Médicos, apenas 4.657 inscrições foram validadas. O número corresponde a 21% do total de 18.450 médicos que confirmaram participação até o último domingo (28/7). Desse número, 3.891 possuem registro profissional válido no Brasil e 766 têm diplomas do exterior.

;A disposição desses médicos em participar do programa e atender nos municípios do interior e na periferia das grandes cidades é fundamental para conseguirmos melhorar o atendimento prestado à população;, afirma o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

Mesmo com o prazo para correção no cadastro, 7.278 inscrições permaneceram invalidadas por apresentarem cadastro no Conselho Regional de Medicina (CRMs) incorretos.Na última sexta-feira (26/7), este grupo chegava a 8.307.

O número de médicos residentes que confirmou interesse em ir ao Mais Médico foi baixo. Dos 1.270 profissionais deste perfil que haviam se inscrito, apenas 31confirmaram o cadastro ao entregar todos os documentos solicitados e declarar que desistiriam de participar das especializações que estão cursando.

Essas inconsistências foram identificadas por filtros estabelecidos pelo Ministério da Saúde após denúncias de que haveria tentativas de boicote ao programa. A Polícia Federal instaurou inquérito há três semanas para apurar o caso. ;Esses mecanismos protegeram os médicos que de fato tinham interesse em atender a população e em se especializar em Atenção Básica, com acompanhamento de uma universidade federal;, diz Padilha.

Os médicos inscritos com documentos pendentes e com informações inconsistentes terão oportunidade de fazer as correções e concluir o cadastro na próxima seleção do programa, que será aberta em a 15 de agosto.

Cronograma
Em 1; de agosto será divulgada a relação de médicos brasileiros selecionados com a indicação da cidade designada para cada profissional. Os profissionais com diploma brasileiro terão de homologar a participação e assinar um termo de compromisso até o dia 3 de agosto. Dois dias depois, as escolhas serão publicadas no Diário Oficial da União.

Já os estrangeiros têm até 8 de agosto para entregar a documentação, pois só poderão ocupar as vagas não preenchidas pelos médicos formados no Brasil.


Municípios
O Mais Médicos para o Brasil conta com a adesão de 3.511 municípios, que equivalem a 63% do total de prefeituras no Brasil e a 92% das consideradas prioritárias para o programa. Essas cidades possuem uma demanda de 15.460 médicos para atuar na atenção básica.

Segundo o ministro, os dados de adesão apontam, inclusive, que houve aumento da necessidade de médicos no país. ;Não só faltam médicos na atenção básica como cresceu a carência por esse profissional desde o início do ano para cá. Pela chamada do Provab realizada no início do ano, tínhamos 9 mil vagas não atendidas. Em 15 dias de inscrições no programa, os municípios mostram que há mais de 15 mil;, reforça.

A região Norte teve a maior participação de seus municípios (73%), seguida de Sul (68%), Nordeste (66%), Centro-Oeste (60%) e Sudeste (55%). Entre os estados, destacam-se o Amazonas (97%), Amapá (94%), Acre (86%), Rondônia (85%), Ceará (82%), Roraima (80%), Bahia (76%), Piauí (74%), Pará (73%), Paraná (72%) e Espírito Santo (71%).

Todos os profissionais serão avaliados e supervisionados por universidades federais. Nesta primeira etapa, 41 instituições, de todas as regiões do País, se inscreveram no Mais Médicos.


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação