SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Educação superior

USP firma acordo para participação no Enade nos próximos três anos

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 07/08/2013 11:33

A Universidade de São Paulo (USP) participará de forma experimental, nos próximos três anos, do Exame Nacional Desempenho dos Estudantes (Enade). É o que prevê acordo de cooperação firmado na terça-feira, 6, entre a instituição, o Ministério da Educação e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).

Criado em 2004, o Enade, que compõe o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), avalia o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação ao conteúdo programático, habilidades e competências. A aferição é obrigatória para toda a rede federal e particular de educação superior e facultativa para as redes estaduais e municipais.

Para o ministro da Educação, Aloízio Mercadante, a participação da USP resultará na melhoria dos instrumentos de avaliação do Enade. “A Universidade de São Paulo vai se unir a um esforço global que as universidades brasileiras vêm fazendo a cada ano para qualificar o ensino superior do país”, destacou.

Os resultados da avaliação serão usados pelo Inep no desenvolvimento de estudos e pesquisas sobre matrizes e instrumentos que compõem o Sinaes. Servirão, ainda, de subsídio aos conselhos superiores da USP na decisão por eventual participação efetiva no exame. Nessa fase experimental, a inclusão dos estudantes da instituição paulista no exame será voluntária. “A participação da USP será muito importante, uma vez que a universidade indicará especialistas nas áreas de conhecimento avaliadas pelo Enade para contribuir com nossas análises”, afirmou o presidente do Inep, Luiz Cláudio Costa.

Enquanto perdurar o regime experimental, os resultados não serão divulgados. O desempenho no exame não terá consequências na vida acadêmica ou profissional dos estudantes.

Em São Paulo, as universidades públicas promovem avaliações institucionais decorrentes de legislação específica do Conselho Estadual de Educação. A Universidade Estadual Paulista (Unesp) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) aderiram voluntariamente ao Enade (em 2004) e ao Sinaes (em 2010).

A USP participa de diversos processos que envolvem o Sinaes. Professores da instituição atuam nas comissões assessoras de área para o Enade, no banco de avaliadores do sistema e no Cadastro de Elaboradores e Revisores de Itens da Educação Superior. Desde 2009, a instituição participa dos processos de credenciamento de cursos de educação a distância e de autorização do curso de licenciatura em ciência.
Tags:

publicidade

publicidade