SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Reitores pedem maior ajuda da União a universidades estaduais e municipais

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 07/08/2013 15:00 / atualizado em 07/08/2013 15:08

Agência Senado

O Presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), recebeu, nesta quarta-feira (7), o presidente da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), João Carlos Gomes. O grupo reivindica o apoio de Renan Calheiros para a inclusão nos gastos da União do custeio das 41 universidades estaduais e municipais espalhadas por 22 Estados. As informações são da Secretaria de Imprensa da Presidência do Senado.

Segundo dados da Abruem, atualmente as universidades estaduais e municipais têm cerca de 700 mil alunos espalhados pelo interior do país ao custo de 18 a 20 mil reais por ano cada um. No sentindo de amenizar os gastos, os reitores reivindicam por meio de projeto de lei, que o governo federal entre com dois mil reais por ano para cada aluno o que significada 10% do gasto total ano.

O grupo defende ainda a redução da contrapartida dos repasses da União para as universidades estaduais e municipais, que atualmente varia entre 10% e 20%,  para 1% conforme consta da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentária) de 2011 e alterada em 2012. O presidente Renan Calheiros (PMDB-AL) considerou justa a reivindicação e se comprometeu a conversar  com o relator da LDO, deputado Danilo Forte (PMDB-CE), com a finalidade de analisar a viabilidade do tema.
Tags:

publicidade

publicidade