SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Universidade do Piauí oferece curso de apicultura no Sisutec

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 08/08/2013 18:39

O curso técnico em apicultura do Colégio Agrícola de Floriano, unidade escolar da Universidade Federal do Piauí (UFPI), registrou nos dois primeiros dias de inscrição no Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec), 92 candidatos para 30 vagas. Este é o único curso de apicultura que participa da primeira edição do Sisutec. As inscrições para cursos em 586 instituições de ensino podem ser feitas até a próxima segunda-feira, 12.

Terceiro maior produtor de mel no país, o Piauí tem potencial de crescimento e campo de trabalho para profissionais com formação na área de apicultura, diz o diretor do Colégio Agrícola de Floriano, professor Aroldo Reis. Ele explica que a Chapada das Mangabeiras, território que compreende o sul do Piauí, parte de Pernambuco, o Maranhão e um pedaço do Pará, tem vocação natural para o desenvolvimento nas áreas de apicultura, piscicultura e fruticultura. Neste contexto, o Piauí lidera na produção e processamento de mel, mas é carente em mão de obra qualificada.

Além do potencial, o estado tem um moderno laboratório de análise, transformação, certificação e embalagem de mel para distribuição no país e para exportação.

O Colégio Agrícola de Floriano abre neste semestre uma casa do mel que, segundo o diretor, vai atender duas finalidades – receber e embalar o mel produzido por pequenos produtores e ser espaço de formação de estudantes do curso técnico.

Na avaliação do diretor Aroldo Reis, o isolamento que o estado sofreu durante décadas hoje se constitui um privilégio em áreas de produção como a apicultura. Ele lembra que apicultores de Santa Catarina, que hoje é o quarto produtor nacional, migraram para o Piauí nos últimos dez anos e se instalaram principalmente em Picos, o que também ajudou a expandir a produção. Em 2011, o estado produziu 4,5 mil toneladas de mel. O primeiro lugar é ocupado pelo Rio Grande do Sul e o segundo, pelo Paraná.

De acordo com o agrônomo e professor Laurenilson Chaves Alencar, que fez o projeto do curso técnico do Colégio Agrícola de Floriano, a formação técnica em apicultura terá 1,2 mil horas e mais 240 horas de estágio.

Inscrição
Podem concorrer a vagas pelo Sisutec candidatos que tenham concluído o ensino médio, feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2012 e que tenham obtido nota acima de zero na redação. Nesta edição, o Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica oferece 239,7 mil vagas em 117 tipos de cursos distribuídos em 586 instituições de ensino públicas e privadas, nas cinco regiões do país.

Para saber quais cursos estão disponíveis na localidade onde reside, turnos e número de vagas, o candidato deve acessar a página eletrônica do Sisutec.
Tags:

publicidade

publicidade