SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Alunos voltam às aulas nesta segunda

Semestre segue até 20 de dezembro

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 16/08/2013 13:21

A próxima segunda-feira (19) será um dia especial na vida de 4.530 pessoas.  Trata-se do primeiro dia letivo do segundo semestre da Universidade de Brasília, que abre as portas de seus quatro campi para uma geração de novos estudantes.

Quando inaugurada, funcionando provisoriamente nas dependências do Ministério da Saúde, a UnB tinha pouco mais de 400 alunos. Hoje, aos 51 anos de idade, a instituição se transformou numa comunidade que reúne, diretamente, 32.120 alunos de graduação, 8.558 alunos de pós-graduação, 2.279 docentes e 2.629 servidores técnico-administrativos. Organizada em 26 unidades acadêmicas, formadas por faculdades e institutos, a UnB está em Ceilândia, Planaltina, Gama e na Asa Norte.

Entrar para a UnB significa, literalmente, acessar novos mundos.  O aluno que aqui chegar pensando apenas em aulas e provas está perdendo a maior parte da viagem. A universidade é uma instituição ampla, dinâmica e multidimensional.  Articulada no tripé ensino, pesquisa e extensão, a UnB oferece uma gama de oportunidades educativas, científicas, sociais, culturais e políticas voltadas para a promoção e formação integral e cidadã dos estudantes.

O segundo semestre letivo de 2013 será concluído no dia 20 de dezembro. Acesse o calendário acadêmico.

MAIS SOBRE A UnB - Com o título “UnB do Futuro – seja um agente desta transformação”, a Secretaria de Comunicação editou um guia do calouro com informações sobre a história, a estrutura institucional e a gestão da UnB.  Leitura indispensável, o guia pode ser acessado aqui.

Por ocasião das comemorações do cinquentenário da Universidade de Brasília, foi realizada uma série de atividades em todos os centros da UnB.  Para divulgar e registrar os eventos, bem como ajudar a contar a história da universidade, foi criada uma página na internet.  Conheça melhor a UnB.

VAGAS E FORMAS DE INGRESSO - O secretário adjunto de Administração Acadêmica, Júlio César Goulart, esclarece que do total de vagas ofertadas para este segundo semestre, 4.219 foram preenchidas exclusivamente por meio de vestibular. As demais são resultantes de desligamentos de matrículas ao longo dos cursos e são preenchidas via transferência facultativa, transferência obrigatória ou por portadores de diploma de curso superior.

Cerca de 82% dos novos alunos estudarão no campus Darcy Ribeiro.  Desses, dois terços estão matriculados em cursos do matutino, e os demais, 1.146, frequentarão o noturno.  No campus de Planaltina, outro a oferecer cursos à noite, a divisão dos turnos é quase empatada.  Dos 170 novos alunos, 80 frequentarão o noturno. Neste segundo semestre, os campi de Ceilândia e Gama recebem 295 e 280 novas matrículas, respectivamente.

DESAFIOS - O decano de Ensino de Graduação, professor Mauro Luiz Rabelo, destaca o desafio de gestão de uma instituição que fechou 2012 com 114 mil matrículas em disciplinas por semestre. “O número de estudantes dobrou nos últimos cinco anos”, informou.

É comum se ouvir dizer pelo campus que a universidade é uma cidade. Por suas dimensões físicas, por sua população e por suas complexidades.  Dentre elas, a mobilidade.  Com o aumento do número de alunos, a comunidade viu também multiplicarem os carros e desaparecerem as vagas de estacionamento.  Um dos resultados é o ilegal e incômodo estacionamento irregular.  O prefeito do campus, professor Marco Aurélio Gonçalves de Oliveira, esclarece que reformas pontuais foram feitas em diversos pontos, mas o problema da infração permanece. “Ainda temos muita gente estacionando em locais irregulares e isso causa todo tipo de transtorno”, afirma.

Outra conduta que preocupa a comunidade é a de total desrespeito com o patrimônio público.  Matéria recente publicada neste portal relata casos graves de depredação que vem ocorrendo.  Leia mais sobre o caso.

 

UnB Agência

Tags:

publicidade

publicidade