SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

ENSINO SUPERIOR »

UnB volta em ritmo de obras

No lugar de trotes violentos, o primeiro dia de aula na Universidade de Brasília fica marcado por intervenções na estrutura do principal prédio do câmpus. Estudantes aproveitam o início do semestre para lançar campanha virtual contra o estacionamento irregular

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 20/08/2013 16:00 / atualizado em 20/08/2013 10:49

Amanda Maia , Sheila Oliveira

Edilson Rodrigues
Mais de 40 mil alunos retornaram ontem às aulas nos quatro câmpus da Universidade de Brasília (UnB). As campanhas contra as práticas humilhantes de recepção de calouros surtiram efeito — pelo menos até agora —, pois ontem não houve registros de trotes violentos, segundo a Prefeitura da instituição. Enquanto isso, uma página publicada em uma rede social movimenta discussões entre os estudantes logo no início do semestre. “Os piores motoristas da UnB” foi criada no início do mês com um objetivo simples e polêmico. O aluno tira a foto do carro estacionado irregularmente e envia uma mensagem com a data e o local do flagrante. Na postagem, é possível marcar o dono do carro. Assim, “ele passa vergonha e nunca mais estaciona errado”, detalha a descrição (leia mais abaixo).

Apesar da tranquilidade do primeiro dia, os universitários tiveram de enfrentar o incômodo provocado pelo barulho de obras e de reparos iniciados no Câmpus Darcy Ribeiro, na Asa Norte. No início da tarde de ontem, por exemplo, era possível ouvir o quebra-quebra do contrapiso do Instituto Central de Ciências (ICC) Norte. O objetivo era preparar a área perto das janelas das salas para fazer o desterro e evitar que a água da chuva acumule no local. “Estou começando a conhecer a UnB, mas, pelo pouco que vi, o ICC tem a pior estrutura em relação a todos os outros departamentos. É preciso restaurar vários pontos, tais como banheiros e os anfiteatros. Deviam ter feito isso durante as férias”, reclamou o calouro de engenharia Guilherme Silva, 17 anos.

De acordo com o prefeito do câmpus, Marco Aurélio de Oliveira Gonçalves, as reformas efetuadas no mês fazem parte de um cronograma de manutenções regulares. “Essas atividades não estão acontecendo só agora. São obras regulares e comuns em construções de grande porte e antigas. No período de férias entre os semestres, há a intensificação desses reparos quando os estacionamentos e as salas de aula estão vazias”, explicou.

O prefeito informou que boa parte das obras é feita no intuito de consertar ações de vandalismo. “São muros e paredes pichados, além de lixeiras que necessitam ser substituídas. São problemas concentrados no Câmpus Darcy Ribeiro. Por ser um local aberto e não ter controle de entrada e de saída de pessoas, sofre a maior parte do vandalismo registrado na instituição”, alegou Marco Gonçalves. A prefeitura estuda a instalação de câmeras de monitoramento nas áreas comuns dos câmpus. O projeto está em fase de teste e, até novembro, o sistema de monitoramento de vídeo estará em funcionamento.

Boas-vindas

A programação de boas-vindas aos estudantes se encerra na sexta-feira, a partir das 9h, com aula magna da ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, sobre biodiversidade. Izabella é ex-aluna da UnB, formada em ciências biológicas em 1983. Ela é especialista em avaliação ambiental estratégica e funcionária do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Segundo a decana de Extensão, Thérèse Hofmann, a escolha da ministra se deve à relação afetiva que ela tem com a instituição. Em função da dificuldade de muitos alunos comparecerem ao evento pela manhã, o Decanato de Ensino de Graduação resolveu fazer as boas-vindas também à noite, com a presença de todos os decanos, da vice-reitora e do reitor, Ivan Camargo.

 

Tags:

publicidade

publicidade